segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 15
Aula 04- Educação Física

ATIVIDADE PRÁTICA:
1) Luta de dedos: em duplas; os adversários seguram as mãos um do outro com quatro dedos, deixando os polegares livres. O polegar de cada lutador precisa estar em contato com a digital do polegar do oponente. Vence quem conseguir imobilizar o polegar do oponente. Essas disputas costumam serem breves, por isso podem ser repetidas diversas vezes.

2) Pega o rabo: em duplas; confeccione um rabo com jornal, ou utilizem um pano velho, ou uma fita, ou uma camiseta. Cada oponente pendura o “rabo” na parte de trás da cintura. Posicionem-se um de frente para o outro: o objetivo é pegar o “rabo” do adversário antes que ele pegue o seu. Ganha quem pegar o rabo primeiro. Não pode correr só vale se esquivar. Variação da atividade: podem utilizar dois “rabos” cada um, pendurando-os na lateral da cintura.

3) Pega-prendedores: Em duplas, um com 3 (três) prendedores fixados na parte da frente da blusa, na região do tronco e dos braços. Ao sinal quem está sem prendedor deve tentar tirar com as mãos o prendedor da roupa do oponente. Para impedir a perda dos prendedores só pode esquivar-se. A disputa termina quando conseguir tirar todos os prendedores do oponente num menor tempo.

Não esqueça de postar um vídeo ou foto da atividade.
Aula não presencial - Semana 15
Aula 03 - Alemão

Woche von 31.08.2020 bis 04.09.2020
Lehrerin: Frau Wiest
HALLO! WIE GEHT’S DIR?
Olá! Como vai?
Vamos iniciar a tarefa da semana corrigindo primeiramente a atividade 18 do livro, página 52, onde vocẽ marcou com um x quando:
ch como em “ich”
c. nicht
d. richtig
g. möchte
ch como em “acht”
Buch
machen
e. lachen
f. Achtung
h.noch

Agora seguimos com a correção da atividade da semana passada sobre a música. Está no arquivo anexado: https://drive.google.com/file/d/1pBlsN7BUiIqgZ2TJzWWhXuAwRqo5kTR2/view?usp=sharing

ATIVIDADE DA SEMANA: Página 53 Atividades 19 e 20.

KUSS
FRAU WIEST

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 15
Aula 02 - Inglês

Hi guys, how are you?

Essa semana, continuaremos com o mesmo tema das Orações Condicionais tipo 2. Vou deixar a explicação abaixo para refresh (refrescar) your memory.

Para acesso às atividades clique no link: https://drive.google.com/file/d/1KQCclfCAU4lR7perriS2k2A1kpHtPq_d/view?usp=sharing

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 15
Aula 01 - Matemática

SOMA DE POLINÔMIOS DE UMA SÓ VARIÁVEL:
Para somarmos dois ou mais polinômios devemos: 
  • deixar os polinômios na sua forma geral, completo e ordenado segundo as potências decrescentes de sua variável; 
  • somar os coeficientes dos termos semelhantes.
EXEMPLOS:
Sejam os polinômios:
A= 4x³ +3x² +4x +1
B= 3x³ -4x                            FG: 3x³+0x²-4x+0
C= 2x³ +2x²-8                       FG: 2x³+2x²+0x-8

Calcule:
a)A+B = 7x³ +3x² +0x+1
4x³ +3x² +4x +1
3x³ +0x² -4x +0
7x³ +3x² +0x+1

b)B+C =5x³+2x²-4x-8
3x³+0x²-4x+0
2x³+2x²+0x-8
5x³+2x²-4x-8

c)A+C= 6x³+5x²+4x-7
4x³+3x²+4x+1
2x³+2x²+0x-8
6x³+5x²+4x-7

d)A+B+C=9x³ +5x² +0x -7
4x³ +3x² +4x +1
3x³ +0x² -4x +0
2x³ +2x² +0x -8
9x³ +5x² +0x -7

EXERCÍCIOS:
1)Sejam os polinômios:
A= 4x4+3x³-7x²+8x+4
B=-2x³-9x²-8
C=7x4+5x³+12x-1
D=9x³+12x²-17x+14

Calcule:
a)A+B=
b)A+C=
c)A+D=
d)B+C=
e)B+D=
f)C+D=
g)A+B+C=
h)A+B+C+D=
i)B+C+D=
j)A+B+D=

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 14
Aula 09 - Religião - Prof. Vilson

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
a) Tenha por base as atividades e textos indicados para os períodos de estudos das semanas anteriores.
b) Responda ao Formulário "Quiz": https://forms.gle/BDcdK5Skmvm6eB8d6
c) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).
Aula não presencial - Semana 14
Aula 08 - Alemão

HALLO!! WIE GEHT’S?

Olá! Como vai?  A proposta para essa semana será um pouco diferente, envolve um clipe da música “Wir sind alle wie eins” (Somos todos como um) e a mensagem que ela nos traz. Atenção para as tarefas:

Assistir ao video :

Realizar, no caderno, a atividade anexada. Explicação dos enunciados:

1. Marcar as palavras que aparecem na música. (apenas 10 estão corretas)
2. Procure as traduções das palavras e escreva nos espaços.
3. Preencher as lacunas com as palavras listadas.

Ler o arquivo enquanto a música toca novamente (frases e alemão e português), depois escrever se gostou, e o que pensou sobre a mensagem transmitida pela música. Não esquecer de enviar a foto da atividade realizada no caderno, postando na plataforma Google Sala de aula. 
Para acesso às atividades clique nos endereços abaixo:
link 1: https://drive.google.com/file/d/1whSG_ntIp4YttN9hQpMAotLlvkxYPHQZ/view?usp=sharing
link 2: https://drive.google.com/file/d/1pYop4RzDQQ15js7m88KNWznKHqtpK4EI/view?usp=sharing


Aula não presencial - Semana 14
Aula 07 - Ciências

Olá! Tudo bem? Nessa semana, vocês farão a lista de exercícios que se segue. Ao final, vocês devem fotografar e postar na plataforma.

1. Marque V para verdadeiro ou F para falso:
( ) O átomo de cloro, com sete elétrons na última camada, é um átomo estável.
( ) A existência de muitas substâncias naturais deve-se à capacidade de os átomos se combinarem entre si.
( ) A água é uma substância simples.
( ) Nas ligações químicas os átomos tendem a adquirir uma configuração eletrônica semelhante a dos gases nobres.
( ) O gás hidrogênio é uma substância composta.
( ) Metais tem tendência a formar cátions ao se combinarem com não metais.
( ) Não metais tem tendência a formar ânions ao se combinarem com metais.
( ) Em um balão com o gás hélio, há moléculas de hélio.
( ) Um átomo com um elétron na última camada tende a receber elétrons de outros átomos.

2. A fórmula química da sacarose, o açúcar comum, é C 12 H 22 O 11 . Quantos átomos há nessa molécula? Há quantos elementos químicos diferentes? É uma substância simples ou composta?

3. Um elemento químico de número atômico 17 e outro de número atômico 11 se combinam.
a) Faça a distribuição de elétrons desses átomos.
b) Que ligação é formada entre esses elementos?

4. A amônia é uma substância molecular formada por átomos de hidrogênio unidos a um átomo de nitrogênio. Responda:
a) Quantas ligações covalentes existem na molécula de amônia?
b) Qual é a fórmula molecular da amônia?

5. Entre as fórmulas H 2 , H 2 O, CO 2 , O 2 , CaCl 2 , NH 3 e NaCl, quais indicam:
a) substâncias simples?
b) substâncias compostas?
c) compostos iônicos?
d) compostos moleculares?

6. Por que o íon cloreto (Cl - ) é mais estável que o átomo de Cloro?

7. Marque V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Os gases nobres estabelecem ligações químicas com outros elementos.
( ) A ligação formada entre dois átomos de hidrogênio é uma ligação iônica.
( ) Na água, os átomos de hidrogênio formam ligações covalentes com o átomo de oxigênio.
( ) A ligação iônica ocorre geralmente entre dois não metais.
( ) Na ligação covalente ocorre compartilhamento de elétrons.

8. Sabendo que o flúor tem 7 elétrons na última camada e o cálcio tem 2, responda:
a) Qual é a carga elétrica de cada íon formado?
b) Como é a fórmula do composto formado entre esses dois elementos?

9. Que tipo de ligação acontece entre dois átomos, cada um com número atômico 17? Para descobrir, faça a distribuição eletrônica dos átomos.

10. O carbono possui 4 elétrons na última camada, e o hidrogênio, 1 elétron. Sabendo que o metano é um composto molecular formado por átomos de hidrogênio unidos por ligação covalente a um átomo de carbono, responda:
a) Quantas ligações covalentes há na molécula de metano?
b) Qual é a fórmula molecular do metano?

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 14
Aula 06 - Educação Física

Lutas:
A partir dessa semana, iremos aprender um assunto novo nas aulas de Educação Física: luta. Você sabe o que essa palavra significa? A palavra “luta” vem do latim lucta e pode ser definida como combate entre duas ou mais pessoas, com ou sem o uso de armas. A luta é uma disputa em que o oponente deve ser atacado, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, imobilização ou exclusão de determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa, e caracteriza-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. Na maioria das lutas, antes de iniciá-las, existe saudações que são formas de cumprimentar respeitosamente as pessoas que as praticam; elas podem ser feitas em pé ou de joelhos. Ao praticar uma luta, podemos nos propiciar benefícios como momentos de lazer, aprimoramento das capacidades físicas e motoras, elevação da autoestima, desenvolvimento dos diversos aspectos do comportamento humano e da cidadania, melhora na qualidade de vida e ampliação da cultura corporal do movimento.


Jiu-jitsu:


Jujutsu (em japonês: 柔術, jūjutsu ouvir), (transl. jū, "suavidade", "brandura", "flexibilidade" e jutsu, "arte", "técnica"), mais conhecido na sua forma ocidentalizada Jiu-jitsu, ju-jitsu, é uma arte marcial japonesa (Bujutsu) que utiliza técnicas de golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente . Sua origem, como sucede com quase todas as artes marciais vetustas, não pode ser apontada com total certeza, o que se sabe por certo é que seu principal ambiente de desenvolvimento e refino foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão. Contudo, outros levantam a hipótese de ter proveniência sínica, posto que sejam também notadas influências indianas.

A finalidade e o corolário de sua criação reside na constatação de que, no campo de batalha ou durante qualquer enfrentamento, um samurai poderia acabar sem suas espadas ou lanças, daí que ele precisava de um método de defesa desarmada. Nesta cércea, os golpes paulatinamente tendem para projeções (nage waza) e luxações e torções (kansetsu waza), haja vista que os golpes traumáticos não se mostravam eficazes, pois, no ambiente de luta, os samurais encaminharam-se às batalhas usando de armaduras. O guerreiro feudal japonês deveria estudar inúmeras modalidades de combate, porquanto deveria estar preparado para quaisquer circunstâncias, sendo obrigado a defender não somente sua vida mas a de seu líder, um daimiô.

O romaji jūjutsu advém dos kanji jū (柔?), que quer dizer suave, macio, flexível, adaptável, e jutsu (術?), técnica, arte ou ofício. Considerando um contexto marcial, o suave é impróprio a atividade, portanto poderia se considerar o flexível implicando dizer que a arte permite ao usuário se adaptar a qualquer situação com oponente armado ou não. O "suave" deseja evidenciar a superioridade da técnica sobre a força, onde movimentos precisos e rápidos sobrepujam qualquer força muscular e a rigidez que o excesso desta imprime ao corpo. A despeito de ser reconhecida como utilizadora de técnicas de agarramento, o seu repertório de golpes de controle (gyaku waza) e submissão (katame waza) incluem também golpes traumáticos (ate waza). O que vai dizer quais golpes serão estudados será a escola, ou linhagem, que se aprende.

É um postulado basilar desta arte marcial o emprego da própria força e, quando possível, da força do adversário, em alavancas, que possibilita a um lutador, mesmo com compleição física inferior à do oponente, conseguir vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta (competitivamente), ou (em luta real) fazendo-o desmaiar ou torná-lo incapacitado com a quebra das articulações. No Brasil, o termo "Jiu-Jitsu" é usado para se referir ao Jiu-jítsu brasileiro, forma desenvolvida a partir do Judô (Na época ainda se chamava "Kano Jiu-Jitsu") pela Família Gracie, e que foca no Ne waza (Luta de chão).

História:

A denominação "jiu jitsu", é o resultante de um duplo erro: um de tradução devido ao sistema fonético europeu OU sistema fonético Japonês que fez com que jū (柔?) jutsu (術?) se tornando Ju-Jitsu nos países europeus onde primeiramente migrou. O segundo erro é oriundo do conhecimento imperfeito da escrita Hiragana: a sílaba "Ju" não existe na sua forma pura em japonês, ela é a contração das sílabas "Ji" e "Yu". A junção das duas sílabas formam o jū (柔?) e não "Jiu". O "Jiu" é a forma chinesa de pronúncia da mesma escrita. Ju-Jutsu, no Japão, foi composto para designar técnicas de combate que envolvem a utilização de armas pequenas e técnicas desarmadas. Nesse contexto, o termo acabou por reunir grande variedade de estilos de combate, que se tinham desenvolvido até aquele momento.

A palavra Ju-Jutsu, historicamente tem seu primeiro registro escrito no século XIV, durante o período Sengoku quando o país vivia um violento período de guerra civil, por outro lado não se pode apontar em qual momento histórico esse processo se iniciou nem qual foi a semente, embora há relatos de lutas ou duelos desde 500 AEC. É aceite, contudo, o facto de que as culturas que entraram em contacto intercambiam elementos e dentro desses elementos estavam as disciplinas marciais. Destarte, posto que não formalmente, existiu esse contubérnio porque havia a migração de pessoas, comerciantes, pescadores, agentes diplomáticos etc. Ou, ainda, durante os conflitos e encontros bélicos em que se envolveu o Japão, porque, depois de um embate, vencedores e vencidos, como consequência lógica, buscavam aprender e apropriar-se daqueles métodos eficazes no campo de batalha.

A Índia, China, Mongólia e demais países da região, entraram em conflito, pelo que as artes marciais eram um importante aspecto de suas culturas. De qualquer forma, houve enfrentamentos, tendo como atores forças militares, armadas, a luta desarmada formou-se e não somente composta por golpes traumáticos mas com golpes de arremesso e imobilização, como era o jiaodixi mongol. Na China, no Templo Shaolin, surgia o chuan fa (em chinês: 拳法), isto é, o kung fu (denominação mais comum no Ocidente), como arte marcial mas também esporte e condicionamento físico, que, na verdade, é mais um gênero, pois sob essa denominação coexiste uma grande miríade de estilos variados, que praticam exercícios e golpes também muito variados, como maior ou menor ênfase em determinado conjunto de movimentos ou forma de os aplicar. Recuando um pouco, há menção de que, entre os séculos III e VIII AEC, uma arte de combate corpo a corpo sabe-se que era praticada na China e essa arte era impregnada de técnicas similares às do jujutsu.

Algumas das habilidades treinadas eram, sem dúvida, golpes de luxação, controle e projeção. Tanto que se desenvolveu uma arte marcial particular, a qinna (ou chin-na), e nesta podem ser encontradas as raízes do que viriam a ser o judô e o Aikidô. Mas o conjunto chamado de qinna era mais propriamente uma das disciplinas marciais que compunham o kung fu de Shaolin, ou seja, esse tipo de golpe era praticado como mais uma das habilidades que os monges deveriam exercitar. Com o tempo, porém, passou a trilhar uma via mais ou menos particular: dependendo de onde se treinava (um mosteiro, por exemplo), o instrutor (ou mestre encarregado) dava maior ou menor a certo currículo, em decorrência de suas experiências pessoais ou dos mestres anteriores.

Certas técnicas e/ou artes marciais parecem ter migrado às terras nipônicas desde Índia e China, principalmente, já em meados do segundo século AEC, sendo adaptadas ao feitio local, com o descarte de movimentos plásticos e, eventualmente, desnecessários, para a compilação de conteúdo mais pragmático e voltado ao resultado eficaz num ambiente de conflito. No entanto há diferenciações sutis entre o jutsu e as artes chinesas como: o foco e o tipo de movimentação, artes chinesas preferência movimentos circulares enquanto artes japonesas preferência deslocamentos angulares.

Características Técnicas:
A arte marcial usa de todo o corpo como instrumento de combate e pretende ainda beneficiar-se do oponente também, utilizando sua energia e seu próprio corpo, por intermédio de projeções, imobilização, contusões etc. Daí que, a depender de qual tradição (estilo) seja praticada, haverá maior ênfase em determinado gênero de golpes. Uma característica fundamental é a necessidade de domínio e equilíbrio do corpo. Acredita-se, segundo reza a lenda, que essa concepção surgiu a partir da observação de um médico japonês, Shirobei Akiyama, que percebeu que os galhos mais fortes de uma árvore não suportam o peso da neve por muito tempo, ao contrário dos galhos mais fracos e finos, que por serem flexíveis fazem com que a neve escorra, a partir dessa análise o medico formulou mais de trezentos golpes.

Graduação:
Os estilos tradicionais (melhor dizendo, kobudo) adoptam o sistema menkyo e as escolas modernas, o sistema Kyu Dan criado pelo mestre Jigoro Kano, composto de faixas coloridas (Obi), que segue a seguinte ordem:

[b] ^ O caratê de Oquinaua, segundo a mentalidade do fim do século XIX e começo do século XX, tratava-se de mais um estilo de jujutsu, chamado por alguns de tejutsu, haja vista que suas técnicas são exactamente as mesmas desenvolvidas no Japão em luta desarmada, diferenciando-se apenas no foco.[29][30] Ao tempo da introdução do karate no Japão, muitas escolas de jujutsu treinavam com maior foco em pancadas do que em arremessos e imobilizações.[31]

Herança e filosofia:
A cultura e a religião japonesas tornaram-se entrelaçadas nas artes marciais. Budismo, Xintoísmo, Taoísmo e Filosofia confucionista coexistem no Japão, e as pessoas geralmente se misturam e combinam para se adequar. Isso reflete a variedade de perspectivas que se encontra nas diferentes escolas. Jui Jitsu expressa a filosofia de ceder à força de um oponente em vez de tentar opor-se à força com força. Manipular o ataque de um oponente usando sua força e direção permite ao jiujiteiro (jujutsuka) que controle o equilíbrio de seu adversário e, portanto, evite que o adversário resista ao contra-ataque.

sábado, 22 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 14
Aula 05 - Português
Leia o texto abaixo. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:
Uma lição de vida
Ele era meu aluno, mas foi um dos professores mais sábios que já tive. O Tiago começou a fazer aulas de violão aos 10 anos, no instituto onde eu ensinava música. Logo se mostrou um estudante aplicado, apesar de ter muita dificuldade. Aos 12, encantava todo mundo ao dedilhar músicas eruditas. O que impressionava era a emoção que ele conseguia passar em cada nota. Tinha algo diferente nele, talvez uma força para seguir mesmo quando o mundo se mostrava tão hostil com seus sonhos. E um dia o Tiago sumiu. Era triste, porque, sendo a escola um projeto social que atendia principalmente a população de baixa renda, vivia acontecendo de a agente receber a notícia de que um aluno havia sido vítima de violência.

Dois anos se passaram. Certa noite, estava preparando a sala para a aula, quando a porta se abriu timidamente. Era ele, com um pequeno embrulho e um cartão nas mãos. Tinha ido me contar que os pais, feirantes, haviam proibido que continuasse a frequentar o instituto, porque queriam que se dedicasse mais aos afazeres na barraca de verduras. “Eles acham que música é coisa de quem não quer futuro”, contou. “E você, o que acha?”, perguntei. “Professora, pra uma pessoa como eu, estudar violão é tão difícil e tão bonito que eu passei a acreditar em mim mesmo. Se eu consegui tocar, posso aprender qualquer coisa. E eu quero ser professor de história.”

Soube tempos depois, por uma agente social, que Tiago passou no vestibular e ganhou bolsa de estudos para a faculdade. Mas a trajetória dele foi interrompida numa dessas tantas tardes em que tiros levam o silêncio a uma comunidade pobre, enquanto a banda segue tocando na cidade ao redor. “Ele teria sido um excelente professor”, falou a agente social. “Ele foi”, respondi. Tiago me ensinou como o conhecimento liberta, como pode trazer novos horizontes até mesmo a quem a sociedade só destina muros. Guardo até hoje o colar de miçangas azuis que ganhei dele quando o vi pela última vez, e o cartão escrito à mão, com a letra infantil: “Quando a senhora ficar triste e quiser desistir, lembre-se que uma música é feita de uma nota por vez”.
Márcia Kedouk (editora da TODOS). 
Revista “TODOS”, outubro/novembro de 2019, p.4. (Com alguns cortes).
Questão 1 – O texto “Uma lição de vida” é um editorial, que apresenta o assunto principal a ser abordado na revista. A voz da editora faz-se explicitamente presente em diferentes partes, como:
( ) “Ele era meu aluno, mas foi um dos professores mais sábios que já tive.”
( ) “Logo se mostrou um estudante aplicado, apesar de ter muita dificuldade.”
( ) “Mas a trajetória dele foi interrompida numa dessas tantas tardes [...]”
Questão 2 – Aponte o segmento do texto em que o verbo destacado exprime um fato contínuo, em determinado espaço de tempo na vida de Tiago:
( ) “O Tiago começou a fazer aulas de violão aos 10 anos [...]”
( ) “[...] encantava todo mundo ao dedilhar músicas eruditas.”
( ) “E um dia o Tiago sumiu.”
Questão 3 – Segundo o texto, Tiago deixou de frequentar as aulas de violão. Por quê?
Questão 4 – Em “[...] estudar violão é tão difícil e tão bonito que eu passei a acreditar em mim mesmo.”, o termo sublinhado introduz um fato:
( ) que explica o anterior. 
( ) que se opõe ao anterior. 
( ) que é consequência do anterior. 
Questão 5 – A linguagem figurada está presente no trecho:
( ) “Se eu consegui tocar, posso aprender qualquer coisa.”
( ) “Ele teria sido um excelente professor”. 
( ) “[...] pode trazer novos horizontes até mesmo a quem a sociedade só destina muros.”
Questão 6 – Grife o vocábulo “o” usado para retomar “Tiago” a seguir:
“Guardo até hoje o colar de miçangas azuis que ganhei dele quando o vi pela última vez [...]”
Questão 7 – O texto é encerrado com a transcrição de uma mensagem, escrita por Tiago à professora de violão. Nessa mensagem, ele:
( ) faz um pedido à professora.
( ) dá um conselho à professora. 
( ) expressa um desejo à professora.
Aula não presencial - Semana 14
Aula 04 - Matemática

POLINÔMIOS
É toda expressão algébrica inteira
Exemplos:
a. 3x²
b. 2x+4y
c. a²+2ab+b²
d. 4x²+3x+2y+3
Nomenclatura:
Quanto ao número de termos eles são chamados:
Monômios- Quando possuírem 1 termo   ex: 3xy
Binômio-Quando possuírem 2 termos      ex: 2x+3y
Trinômio-Quando possuírem 3 termos     ex: 3x+4y+2xy
Obs: Os polinômios com mais de três termos não recebem denominação particular, sendo chamados de Polinômios.

Grau de um polinômio:
O termo de maior grau de um polinômio determina o grau desse polinômio.
Exemplos:
a.  2x²y + 5x²y³ -4xy
  3°         5º      2°
Então o polinômio é do 5º grau
b. 5a³b + 2a²b³ - 4a³b³ - 2ab³
4º          5º        6º        4º
Então o polinômio é do 6º grau

Podemos também determinar o grau de um polinômio em relação a uma de suas variáveis. O maior grau da variável considerada indica o grau do polinômio em relação a essa variável.
Exemplos:
a. 2x²y4-3x³y + 5xy²
3° grau em relação a x
4° grau em relação a  y
b. 3ab - a²b³ + 2ab³
2° grau em relação a a
3° grau em relação a b

Exercícios:
1. Classifique como monômio(m), binômio(b) ou trinômio(t) os seguintes polinômios:
a. 3x²-5x+6 (  ) e)  a²+2ab+b² (  )
b. 3x²-5 (  ) f)  x-y (  )
c. 3x² (  ) g) a³+1
d. a²-b² (  ) h) x (  )

2. Dê o grau do polinômio, e o grau em relação a cada uma de suas variáveis:
a. x²y³ + 2xy³
b. 3x4-2x³y³ +4xy5
c. x³y + xy³
d. x5y³- 2xy4
e. x7y² + x²y²- 4xy
f. -7x- x 9 y 7

POLINÔMIOS COM UMA SÓ VARIÁVEL

Os polinômios:
a) x 2 -8x +12     possui apenas a variável x
b) 2y 4 -3y² +5y -6 possui apenas a variável y
c) z³ - 1              possui apenas a variável z

Eles são chamados de polinômios com uma variável e geralmente são apresentados segundo as potências decrescentes dessa variável.

OBSERVAÇÕES:
Se, em um polinômio ordenado segundo as potências de sua variável, estiver faltando uma ou mais potências, então os coeficientes destes termos são iguais a zero e o polinômio é chamado de INCOMPLETO.
A forma geral de um polinômio de uma variável é quando esse está escrito ordenado segundo as potências de sua variável e está completo.

Exemplos:
a) x² - 4 é um polinômio incompleto.
Forma Geral: x² + 0x -4
b) 2x 4 -3x² +2
Forma Geral: 2x 4 +0x³ - 3x² +0x +2
c) x³ -1
Forma Geral: x³ +0x²+0x -1

Exercícios:
1. Ordene os polinômios segundo as potências decrescentes de x:
a) 2x + 3x² -4
b) -6 +x 4 -5x² +4x³ -2x
c) 4x +5x³ -1
d) 5x² -3x +2x³ -4

2. Escreva a Forma Geral dos polinômios:
a) x³+2x² -5
b) x³ +1
c) y 4 -8y² +15
d) z 4 -16