terça-feira, 14 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 09
Aula 10- Ciências

Oie! Tudo bem?
Agora sim começaremos com o uso da tabela periódica. Cada elemento químico está representado por um símbolo com uma, duas ou três letras... Em cada elemento há vários números... Precisamos identificar, nesse momento, dois deles: o número atômico e o número de massa. Procurem, na tabela, a legenda daquela tabela, pois através dela localizamos esses e todos os outros números. Na minha tabela menor (a mais comumente utilizada), o número atômico fica posicionado acima do símbolo (por exemplo, o número atômico do lítio – Li é 3), e o número de massa fica posicionado abaixo do símbolo (por exemplo, o número de massa do Li é [6,938-6,997]... arredondando fica 7). Pois bem, através desses números, como estudado na semana anterior, identificamos o número de elétrons, prótons e nêutrons. No caso do Li, o número de elétrons de um átomo neutro é 3, o número de prótons é 3 e o número de nêutrons é 4 (pois 7 – 3= 4). Visto isso, iniciaremos com a distribuição dos elétrons em camadas (distribuição eletrônica). Os elétrons orbitam/circulam em torno do núcleo em diferentes distâncias (camadas). As camadas são K, L, M, N, O, P e Q, onde a camada K fica mais próxima ao núcleo e a camada Q fica mais distante. Em cada camada cabe um número máximo de elétrons, conforme a tabela abaixo.

Camada
Número máximo de elétrons
K
2
L
8
M
18
N
32
O
32
P
18
Q
8
Regras de distribuição:
1 – Os elétrons devem ocupar primeiro a camada eletrônica mais próxima ao núcleo. Depois que essa camada estiver preenchida, os elétrons excedentes passam a ocupar a camada seguinte, e assim sucessivamente. Ex.: Lítio (Z=3; 3 elétrons). Distribuição: K=2; L=1
2 – A última camada de um átomo não pode ficar com mais de 8 elétrons (com exceção da camada K, que só pode ter no máximo 2 elétrons). Ex.: Sódio (Z=11) K= 2; L=8; M=1
3 – Quando, na última camada, houver entre 8 e 18 elétrons, distribua nessa camada somente 8 elétrons, distribuindo o restante na próxima camada. Ex.: Potássio (Z=19) K=2; L=8; M=8; N=1
4 – Quando, na última camada, houver entre 18 e 32 elétrons, distribua nessa camada somente 18 elétrons, distribuindo o restante na próxima camada. Ex.: Césio (Z=55) K=2; L=8; M=18; N=18; O=8; P=1
Queridos, é muito importante que vocês anotem isso no caderno. No vídeo eu explico o passo a passo das regras e resolvo a distribuição eletrônica de alguns elementos químicos. Então vocês devem:
→ Assistir ao vídeo sobre Distribuição eletrônica no link: 
→ Resolver a atividade a seguir, depois fotografar e postar na plataforma.
Atividade:
Faça a distribuição dos elétrons em camadas dos elementos a seguir:
a) Oxigênio
b) Silício
c) Rubídio
d) Iodo
e) Rádio
Aula não presencial - Semana 09
Aula 09- Alemão

Woche von 06.07.2020 bis 10.07.2020
Lehrerin: Frau Wiest
Hallo, wie geht es dir?
Realizar as atividades no seu livro e enviar as respostas ou uma foto do seu livro/caderno anexando-a preferencialmente no Google Sala de aula ou e-mail da professora: ana.wiest@edu.doisirmaos.rs.gov.br
ATENÇÃO para a correção das atividades da aula passada! Qualquer dúvida, me escrevam um e-mail, pois as atividades do class room são verificadas ao final do prazo de entrega, quando lhes dou o retorno. Fique ligad@ no prazo de entrega para a professora (postagem na plataforma, por e-mail ou WhatsApp da escola, pois atividades entregues com atraso já tiveram acesso ao arquivo com a correção, portanto serão consideradas diferentemente. Continue se empenhando na realização das tarefas!
Aula não presencial - Semana 09
Aula 08- Inglês

Hi group? How are you?
Today, we are going to continue studying the first conditional sentences (Oração Condicional- Tipo 1). Lembrando vocês que a Oração condicional pode expressar uma condição provável ou possível de
acontecer no presente e no futuro. Vou deixar a explicação da aula anterior para relembrá-los: A Oração condicional (if clause) expressa uma condição e sempre aparece ligada a uma oração principal (main clause). If = Se. Estrutura: If + Sujeito + verbo principal no infinitivo , Sujeito + will ou won’t + verbo no infinitivo Pode-se inverter a ordem das orações sem alterar o significado, mas se ‘IF’ vier na primeira oração, colocasse vírgula entre elas.
Example: Affirmative form: If you eat chocolate, you will have acne.
Negative form: If you don’t eat chocolate, you won’t have acne.
Interrogative form: Will I have acne if I eat chocolate?

Façam com calma e usem um dicionário para ajudar com vocabulário (tem o google translator
online)
1) Fill in the gaps in the following sentences using the First Conditional. (preencha com a Primeira Condicional)
1 If you don’t exercise (not/exercise) and eat healthily, you _will put__ (put) on weight.
(Se você não se exercitar e comer de maneira saudável, você engordará)
2 If we ________ (go) to the cinema, we ________ (buy) some popcorn.
3 If he ________ (go) to the gym, he ________ (get) quite muscular.
4 If you ________ (not/dress) warmly, you ________ (catch) a cold.
5 She ________ (feel) sick if she ________ (eat) too much chocolate.
6 If you ________ (stretch) your arms and legs after exercise, you ________ (feel) much better!
7 You ________ (get) stomachache if you ________ (eat) too much fruit.
8 If we ___________(walk) there, it ________ (take) us about twenty minutes.
9 If you __________ (want) to swim, you _____________ (have) to wait one hour after eating.
10 If you ___________ (eat) chicken soup, you ______________ (be) cured from the cold.
(Essa frase é um ditado Inglês: se você tomar canja de galinha, você se curará de uma gripe)
11 If you __________ (open) an umbrella indoors, it _________________ (bring) bad luck.

2) Match the beginning of each sentence in A with its end in B.(Ligue o começo da frase em A com o final em B) A B
1) I will phone you …….… a if you make so much noise
2) If you wash the dishes, …..….. b won’t be able to play basketball
3) You will make Grandma very happy …1… c if I arrive before you.
4) If it doesn’t stop raining, …….. d if you visit her today.
5) John won’t be tired …….. e if he goes to bed soon
6) The baby won’t sleep ......... f I will dry them.

3)UNDERLINE the correct words. (Sublinhe a palavra correta)
a. Andrew will water the garden if he comes / will come home.
b. We will buy our tickets if we will have / have enough money.
c. We will be late for the show unless you hurry / will hurry.
d. I will take / take an umbrella if it rains.
e. If it is / will be a nice day tomorrow, we will go for a bike ride.
f. He won’t cross the road unless he will see / sees the green light.
g. If it doesn’t rain / rains we won’t go to the beach.

1. Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 09
Aula 07- Religião - Prof. Vilson

OBSERVAÇÕES:
1.O estudante deve registrar o conteúdo e data no caderno de Ensino Religioso.

2.As atividades devem ser feitas na plataforma Classroom.
3.Para realizar as atividades da Plataforma Classroom deve-se utilizar o e-mail institucional (aquele criado junto a escola: [...]@edu.doisirmaos.rs.gov.br .

ASSUNTO DA SEMANA: A Vida Passageira.
a)Leia com atenção a apresentação em PPT: “Vida Passageira”: https://drive.google.com/file/d/1yd3MT35SLpddWM9EOc7CJujF1UCZB-Mj/view?usp=sharing
b)Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).

1.RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
a.Se tivéssemos clara consciência de que a nossa vida é passageira, quais seriam nossas iniciativas? (escreva um texto de 10 linhas respondendo a questão).

A vida é assim
Não existe receita para saber viver, é tudo no improviso. O maior problema é a rapidez com que tudo passa e como muitas vezes nem percebemos isso. Precisamos estar atentos para não deixar as oportunidades irem embora.
Se você for paciente em um momento de raiva, você vai escapar de cem dias de tristeza. (Provérbio Chinês). Keep calm and carry on. Mantenha a calma e continue.
Aula não presencial - Semana 09
Aula 06- Artes

ASSUNTO: Slogan / logotipo
Olá pessoal! Esta semana a atividade será relacionada à algum produto criado por você. Pense que está fabricando algo novo (alimento, higiene, limpeza, vestuário, eletro...) abrindo algum comércio, escolha o nome da marca do seu produto e crie um slogan de propaganda para o seu negócio. Você poderá pesquisar e procurar ideias na internet, mas seu produto precisa ser algo que não existe. Algo imaginado por você. É necessário que tenha uma frase e imagens. Seja criativo, você precisa convencer as pessoas da boa qualidade do produto que está oferecendo. Desenhe em folha de ofício, não será necessário fazer margem. Se você preferir poderá usar computador ou celular e criar seu slogan digitalizado. Após terminar seu slogan, fotografe ou salve e entregue através do Google Sala de Aula.
Bom trabalho e fique bem!