segunda-feira, 22 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 06
Aula 07- Artes

TÊNIS  GIGANTE
1- Escolha um tênis seu e coloque-o a sua frente. Observe e desenhe cuidadosamente, com detalhes. Faça-o o mais real possível e grande o suficiente para preencher a folha inteira (não necessita margem). Desenhe todas as costuras e pontos, os cadarços e a textura da sola.
2- Quando o desenho estiver terminado, acrescente pessoas e animais minúsculos à cena (exemplo em anexo). Como sugestão desenhe uma família morando no tênis (importante lembrar que trata-se de um desenho SURREALISTA, portanto deve conter características irreais) use sua imaginação e criatividade podendo também complementar com alguns elementos em volta do tênis, ruas, jardins... deixando a cena com muitas características do surrealismo.
3- Para concluir você deve colorir seu desenho Com o desenho concluído tire uma foto e encaminhe para entregar no Google Sala de Aula.

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Aula não presencial - Semana 06
Aula 06- Inglês


Hi guys! What’s up?
Today we will work with another text about Intelligence. I will translate some words but you can use your dictionary or an online dictionary too. 
More than One kind of Intelligence
You may (pode) have heard (escutado) people mention “IQ” when talking (falando) about (sobre) intellect and how smart (esparto) someone is. (For example, “My brother doesn’t need to study as much as (tanto quanto) I do because he has a really high (alto) IQ”.  IQ stands for (significa)  “intellectual quotient”. It can predict (prever) how well someone may do academically.  
IQ is just (apenas) one measure (medida) of our abilities. There are many other kinds (tipos) of intelligence in addition to (além de) intellect (intelecto). For example, spatial intelligence is the ability to think (pensar) in 3D. Musical intelligence is the ability to recognize rhythm (ritmo), cadence (cadência), and tone. Athletic, artistic, and mechanical abilities (habilidades) are other types of intelligence. 
One important type of intelligence is emotional intelligence.
What is Emotional Intelligence?
Emotional intelligence is the ability to understand (entender), use, and manage (administrar) our emotions. Emotional intelligence is sometimes called (chamada) EQ or EI for short (abreviado). Just as a high IQ can predict top test scores (pontuações), a high EQ can predict success in social and emotional situations. EQ helps (ajuda) us build (construir) strong (duradouros) relationships (relacionamentos), make good decisions (decisões), and deal with (lidar com) difficult situations. 
One way (maneira) to think (de pensar) about EQ is that it’s part of being people-smart (bom no relacionamento interpessoal). Understanding (entendendo) and getting along (dando-se bem) with people helps us be successful in almost (quase) any (qualquer) area of life (da vida). In fact, some studies show (mostram) that EQ is more important than IQ when it comes to (quando se trata) doing well in school or being successful at work (no trabalho).
Some people have naturally good EQ skills (habilidades). Others need (precisam) to work on them. The good news (notícias) is that everyone can get better (melhorar). Unlike (diferente de) IQ, people can actually (na verdade) improve (melhorar) their emotional intelligence – if they know (sabem) what to do.
TEENS Health, Available at:https://teenshealth.org/en/teens/eq.html. Accessed on: July 20,2018.

1- Correct the statements below using excerpts from the text. (Corrija as declarações abaixo usando trechos do texto
a) IQ (intellectual quotient) is the only (única) way to measure our abilities and intelligence. 
b) When someone is successful at work or in school, it is due to (devido a) IQ rather than (ao invés de) to EQ.
C) A person (pessoa) who (que) doesn’t have naturally good emotional intelligence can’t work on that and has to develop (desenvolver) other intelligences. 

2- Write answers. (Escreva as respostas de acordo com o texto).
a) What is intellectual quotient? 
b) What helps (ajuda) to predict (prever) how well someone may do academically?
c) What is Emotional Intelligence?

Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 06

Aula 05- Religião

ASSUNTO DA SEMANA: RACISMO REVERSO”.
1. Leia com atenção o texto “Racismo Reverso é equívoco interpretativo...”; 
a) Quem foi acusado de Racismo Reverso?
b) Qual a razão do homem ser acusado de racismo reverso?
c) O que é racismo reverso?
d) Qual argumento foi utilizado pelo juiz para absolver o homem negro? 


Nenhuma raça humana é superior; nenhuma fé religiosa é inferior. (Elie Wiesel) 

RACISMO REVERSO É EQUÍVOCO INTERPRETATIVO, DEFINE JUIZ AO ABSOLVER HOMEM NEGRO 
Autor: Rafa Santos (29 de janeiro de 2020)

O juiz federal substituto João Moreira Pessoa de Azambuja, da 11a Vara da Seção Judiciaria de Goiás, julgou improcedente denúncia do Ministério Público Federal contra um homem declaradamente negro com traços indígenas pelo crime de racismo reverso. Denunciado fez declarações na internet Conforme a denúncia do MPF, o acusado, por meio de publicações em seu perfil no Facebook, teria feito reiteradas declarações que pregavam ódio, separação de raças e discriminava mulheres negras que se relacionam com homens brancos. Ao analisar o caso, o magistrado citou o artigo 20 da Lei 7.716/89 que afirma que é crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. 
O juiz também lembrou a tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal que determina que o conceito de racismo, compreendido em sua dimensão social, vai além dos aspectos estritamente biológicos ou fenotípicos. No entendimento da Corte Suprema, o racismo deve ser compreendido enquanto manifestação de poder. Ao decidir, o magistrado afirmou que o racismo no Brasil é “fato histórico — pretérito e presente — social, decorrente,  principalmente, da adoção do regime escravocrata como modo econômico de produção”. 

“Na sociedade brasileira, a pessoa branca nunca foi discriminada em razão da cor de sua pele. É dizer, jamais existiu, como fato histórico, a situação de uma pessoa branca ter sido impedida de ingressar em restaurantes, clubes, igrejas, ônibus, elevadores etc”, diz
trecho da sentença.  O juiz constata que “nenhuma religião de matriz europeia sofreu discriminação no Brasil, a ponto de seus praticantes serem perseguidos e presos pela Polícia ou terem seus locais de culto depredados e destruídos por pessoas de crenças compartilhadas pela maioria da população, tal como se deu com as religiões de matriz africanas. "Foram as crenças europeias que subjugaram não somente as religiões de matriz africanas, como também os valores culturais e religiosos dos povos indígenas”, continua. O magistrado aponta que, diante de “tal cenário histórico e social, o conceito de racismo reverso constitui evidente equívoco interpretativo”.