terça-feira, 9 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 04
Aula 09- História



TURMA 9º ANO HISTÓRIA.

LER O LIVRO: Brasil nunca mais.

ATÉ O DIA: 29 DE JUNHO.

Aula não presencial - Semana 04

Aula 08- Religião

Prof. Vilson F. Selch.

ORIENTAÇÕES:

A) As atividades devem ser registradas na Plataforma Classroom;
B) Portanto, é necessário abrir os arquivos e fazer a atividade para que possa ser avaliada.
C) Observe as orientações da equipe diretiva de seguir o passo a passo para realizar as atividades na plataforma claasroom.

ASSUNTO DA SEMANA: ▪ “A ESPIRITUALIDADE NO DIA A DIA”.

1. Faça a leitura do texto “Como a espiritualidade pode auxiliar no dia a dia”.
2. Assista a fala de Sérgio Cortella no link abaixo:

 

  3.  Assista também a explicação muito interessante de Natasha Ferraz:


Desenvolva as atividades no Classroom.
     Boa semana a todo(as)!


Aula não presencial - Semana 04
Aula 07- Português

Leia o texto e em seguida responda as seguintes questões:
  
                                   "O Capitão e o moço"

      "- Capitão, o menino está preocupado e muito inquieto devido à quarentena que o porto nos impôs. 
      - O que te inquieta, menino? Não tens comida suficiente? Não dormes o suficiente?
      - Não é isso, Capitão. É que não suporto não poder ir à terra e abraçar minha família.
    - E se te deixassem sair do navio e estivesses contaminado, suportarias a culpa de infectar alguém que não tem condições de aguentar a doença?
      - Não me perdoaria nunca, mas para mim inventaram essa peste.
      - Pode ser, mas e se não foi inventada?
    - Entendo o que queres dizer, mas me sinto privado da minha liberdade, Capitão, me privaram de algo.
      - E tu te privas ainda mais de algo.
      - Está de brincadeira, comigo?
    - De forma alguma. Se te privas de algo sem responder de maneira adequada, terás perdido.
     - Então quer dizer, segundo me dizes, que se me tiram algo, para vencer eu devo privar-me de mais alguma coisa por mim mesmo?
     - Exatamente. Eu fiz quarentena há 7 anos atrás.
     - E o que foi que tiveste de te privar?
    - Eu tinha que esperar mais de 20 dias dentro do barco. Havia meses em que eu ansiava por chegar ao porto e desfrutar da primavera em terra. Houve uma epidemia. No Porto Abril nos proibiram de descer. Os primeiros dias foram duros. Me sentia como vocês. Logo comecei a confrontar aquelas imposições utilizando a lógica. Sabia que depois de 21 dias deste comportamento se cria um hábito, e em vez de me lamentar e criar hábitos desastrosos, comecei a comportar-me de maneira diferente de todos os demais. Comecei com o alimento. Me impus comer a metade do quanto comia habitualmente. Depois comecei a selecionar os alimentos de mais fácil digestão, para não sobrecarregar o corpo. Passei a me nutrir de alimentos que, por tradição histórica, haviam mantido o homem com saúde.
    
O passo seguinte foi unir a isso uma depuração de pensamentos pouco saudáveis e ter cada vez mais pensamentos elevados e nobres. Me impus ler ao menos uma página a cada dia de um argumento que não conhecia. Me impus fazer exercícios sobre a ponte do barco. Um velho hindu me havia dito anos antes, que o corpo se potencializava ao reter o alento. Me impus fazer profundas respirações completas a cada manhã. Creio que meus pulmões nunca haviam chegado a tamanha capacidade e força. A parte da tarde era a hora das orações, a hora de agradecer a uma entidade qualquer por não me haver dado, como destino, privações graves durante toda minha vida.

   O hindu me havia aconselhado também a criar o hábito de imaginar a luz entrando em mim e me tornando mais forte. Podia funcionar também para as pessoas queridas que estavam distantes e, assim, integrei também esta prática na minha rotina diária dentro do barco.

   Em vez de pensar em tudo que não podia fazer, pensava no que faria uma vez chegado à terra firme. Visualizava as cenas de cada dia, as vivia intensamente e gozava da espera. Tudo o que podemos obter em seguida não é interessante. Nunca. A espera serve para sublimar o desejo e torná-lo mais poderoso. Eu me privei de alimentos suculentos, de garrafas de rum e outras delícias. Me havia privado de jogar baralho, de dormir muito, de praticar o ócio, de pensar apenas no que me privaram.

   - Como acabou, Capitão?

   - Eu adquiri todos aqueles hábitos novos. Me deixaram baixar do barco muito tempo depois do previsto.

   - Privaram vocês da primavera, então?

   - Sim, naquele ano me privaram da primavera, e de muitas coisas mais, mas eu, mesmo assim, floresci, levei a primavera dentro de mim, e ninguém nunca mais pode tirá-la de mim."

                                                                                                                                                             (Alessandro Frezza)

     1-  Quem são as personagens principais do texto e qual é a personagem secundária?
    2-   Onde se passa a narrativa?
    3-   Qual o problema enfrentado pelos nossos personagens?
    4-   O que vem a ser uma quarentena?
     5-  O que inquieta tanto um dos personagens da narrativa?
    6-  Em um certo momento ele afirma que o privaram de sua liberdade, o que ele não podia mais fazer?
    7-  Você também acha que está sendo privado de sua liberdade nestes dois últimos meses? Justifique sua resposta.
    8-  Um dos personagens conta, que ele já passou por algo parecido 7 anos atrás. O que ele fez na época?
    9-  O texto nos traz alguns ensinamentos. O que ele quer nos mostrar?    
    10- Na sua opinião, que epidemia é retratada no texto?


                  OBSERVAÇÕES

A atividade deverá ser entregue até o dia 12 de junho e se possível fazê-lo e entregá-lo pelo Google Classroom. Abraços da professora Maria


Aula não presencial - Semana 04
Aula 06 - Matemática    

 1- Uma pessoa aplicou o capital de R$ 1.200,00 a uma taxa de 2% ao mês durante 14 meses. Determine os juros e o montante dessa aplicação.

 2- Um capital aplicado a juros simples durante 2 anos, sob taxa de juros de 5% ao mês, gerou um montante de R$ 26.950,00. Determine o valor do capital aplicado.

 3- Um investidor aplicou a quantia de R$ 500,00 em um fundo de investimento que opera no regime de juros simples. Após 6 meses o investidor verificou que o montante era de R$ 560,00. Qual a taxa de juros desse fundo de investimento?

 4- Uma quantia foi aplicada a juros simples de 6% ao mês, durante 5 meses e, em seguida, o montante foi aplicado durante mais 5 meses, a juros simples de 4% ao mês. No final dos 10 meses, o novo montante foi de R$ 234,00. Qual o valor da quantia aplicada inicialmente?

 5- Um investidor aplica R$ 1.000,00 a juros simples de 3% ao mês. Determine o valor recebido após um ano.

 6- Calcule o juro que renderá um capital de R$ 15.000,00 aplicado a uma taxa de juros simples de 12% ao ano, durante seis meses.

 7- Um capital de 7.500,00 foi aplicado em um investimento que rende juro simples de 5% ao mês. Qual será o saldo dessa aplicação após seis meses?

a) 2.250,00

b) 10.000,00

c) 9.750,00

d) 8.500,00

8- Um capital foi aplicado a juro simples com taxa de 10% ao mês, durante cinco meses. Se no fim desse período o juro produzido foi de R$ 305. Qual foi o capital aplicado?

a) 500,00
b) 600,00
c) 390,00
d) 610,00



Aula não presencial - Semana 04
Aula 05- Inglês


Hello dear students! How are you?
Hoje, misturaremos as três formas do verbo’ to be’ (afirmativo; negative e interrogativo). 

A) Underline the correct one. (Sublinhe a opção correta)

1)   Tommy was – were at home this morning.
2)   My grandparents wasn’t – weren’t in Italy last summer.
3)   The mouse was – were very fast.
4)   People was – were angry three hours ago.
5)   My nephew was – were with us last summer.
6)   My children was – were in the bathroom all the night.
7)   Mr. Simpson was – were in a hurry this morning.
8)   I was – were late for the school yesterday.
9)   The Browns wasn’t – weren’t ready for the party.
10) My little puppy was – were hungry all the day.

B)  Fill in the blanks with “was – were” or “wasn’t – weren’t”. (preencha os espaços em branco com “was – were” or “wasn’t – weren’t).

1)   My mother ------ unhappy today. There ------ something wrong with her car.
2)   It ------ sunny yesterday. It ------ a cloudy and boring day.
3)   Sue ----- my class mate when we ----- at primary school. 
4)   My favorite sport ------ football when I ------ seven. 
5)   I ------ successful in the exam. I had bad marks. So my father ------ angry with me.
6)   Kimberly ------ worried about her cat as it ------ ill. 
7)   I ------- sorry for the mess as I didn’t do anything.

C) Ask Questions. (Faça perguntas usando a dica que está sublinhada)

1)   Exemplo: My uncle was in London last weekend. (Meu tio estaba em Londres semana passada)
    Who was in London last week? (Quem estaba em Londres semana passada?)

2)   Ms. White was late for the bus today.
--------------------------------?                 

3)   John was at the airport in the morning.                                           
--------------------------------?                               

4)   They were anxious about the teacher.                                             
--------------------------------?                                       

5)   Sara was seven years old last year.                                                   
--------------------------------?

6)   The book was 30 pounds.
--------------------------------?

7)   There were fifty people in the garden.
--------------------------------?

8)   I was bored yesterday morning.
--------------------------------?



Lembrando: Who = quem
                              Where = onde
                                  How old = quantos anos
                                          How much = quanto
                                      How many = quantas       
                               How = Como

D) Correct the mistakes. (corrija os erros)

1)   My cat were so lovely.                           ---------
2)   The gardener were busy with flowers.  ---------
3)   My grandmother isn’t was at home.      ---------
4)   Sam didn’t at school this morning.       ---------
5)   People was excited about the film.    ---------
6)   Children was in the playground.           ---------
7)   The policeman was in a hurry.              ---------
8)   The trees in the garden was huge.       ---------
9)   The prisoners was under stress.           ---------
10) My best friend did was Martin.            ---------
11)  Papers was didn’t in the file.                ---------
12) TV programmer were very excited.      ---------

Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 04

Aula 04- Ciências

Turma querida! Estou com saudades! Nessa semana iremos iniciar a revisão de alguns conteúdos que já vimos. O primeiro assunto que revisaremos é densidade, uma das propriedades da matéria. Para tanto, vocês devem:

→ Revisar as anotações do caderno sobre densidade.
Assistir aos 2 vídeos sobre densidade




→ Resolver as 5 questões a seguir, depois fotografar e enviar para o meu e-mail: carla.steffler@edu.doisirmaos.rs.gov.br

1. Três líquidos (água, benzeno e clorofórmio) foram colocados numa proveta, originando o seguinte aspecto:


Ao lado temos uma tabela com as densidades de cada líquido. Baseando-se nessas informações e em seus conhecimentos sobre densidade, relacione as substâncias A, B e C com as mencionadas na tabela. Justifique sua resposta.
 2. Calcular a densidade do mercúrio, sabendo que 1360 gramas ocupam o volume de 100 cm3.

3. Sabendo que a densidade absoluta do ferro é de 7,8 g/cm3, determine a massa de uma chapa de ferro de volume igual a 650 cm3. 
4. A densidade absoluta da gasolina é de 0,7 g/ cm3. Qual o volume ocupado por 420 g de gasolina?

5. Três frascos de vidro transparentes, fechados, de formas e dimensões iguais, contêm cada um a mesma massa de líquidos diferentes. Um contém água, o outro, clorofórmio e o terceiro, etanol. Os três líquidos são incolores e não preenchem totalmente os frascos, os quais não têm nenhuma identificação. Sem abrir os frascos, como você faria para identificar as substâncias?
A densidade (d) de cada um dos líquidos, à temperatura ambiente, é:
d(água) = 1,0 g/cm3
d(clorofórmio) = 1,4 g/cm3
d(etanol) = 0,8 g/cm3


Aula não presencial - Semana 04
Aula 03- Alemão

                                                  Woche von 08.06.2020 bis 12.06.2020
Lehrerin:  Frau Wiest

Buch Seite 45 – 46 (as atividades abaixo estão no seu livro!)

               1.      Imperativ im Unterricht.     (Modo verbal imperativo na aula)



2. Lies den Text
,, Ich komme in die Schule”



3. Was sagt der Lehrer? Was sagen die Schüler? Kreuze bitte na


Der Impeativ 

O imperativo da 2ª pessoa do plural (quando você quer solicitar algo para mais de uma pessoa), forma-se a partir da 2ª pessoa do plural do presente, eliminando-se o pronome pessoal ihr (ihr = vocês).

Presente:                                      Imperativo
Ihr lest                  Ihr lest.                        Lest!  (Leiam!)

4. Such drei Imperativsätze im Text (acima).  Dann schreib die Sätze auf Portugiesisch.

a.       ______________________________ __________________________________
b.      ______________________________ __________________________________
c.       ______________________________ __________________________________

5. Ergänze. (Complete) Atenção para as frases abaixo.




VIel Erfolg!
Frau WIest
                                                                                                     





Aula não presencial - Semana 04
Aula 02- Educação Física


Trabalho de Voleibol:

Durante o tempo que tivemos em aula presencial, estávamos desenvolvendo na prática, as habilidades físicas e os fundamentos do esporte coletivo de voleibol. Para relembrarmos esse esporte, peço que vocês respondam o questionário de regras descrito abaixo:

Questionário:       

1)   O jogo de voleibol inicia no__________, seguido de uma __________, um ____________ e um __________; após, o outro time realiza uma _____________.

2)    Como marco um ponto? O que é preciso para vencer um set? Como venço o jogo?

3)    Escolha um dos fundamentos que vocês descreveram na pergunta 1, e responda:
Qual o fundamento? _______________
Qual fundamento ocorre após esse escolhido? _____________
Qual o movimento desse fundamento? ________________
Descreva o movimento corporal desse fundamento: _____________

4)    Desenhe uma quadra de voleibol e aponte onde esse fundamento ocorre.


Atividade prática: pratique o fundamento de recepção (toque e manchete) em dupla, ou contra a parede, cuidando para não cometer faltas. Se não possuir bola de voleibol em casa, utilize a bola confeccionada na aula passada.

Aula não presencial - Semana 04
Aula 01- Geografia


Como estão? Conseguindo fazer as atividades?

Bom como o mês de junho já começou e sempre comemoramos a semana do meio ambiente, vou deixar um vídeo bem curtinho sobre este tema.

Após ter assistido quero que vocês reflitam sobre o assunto. Então escrever um texto no caderno de Geografia sobre o que compreenderam, e de como vocês estão vendo a atual situação do nosso meio ambiente. A seca que ocorreu será que tem algo a ver com tudo o que o vídeo mostrou. Vocês cada de nós quando abrimos um chiclete uma bala na rua, o que faço com o papel, jogo na rua? Ou guardo o papelzinho na mochila, no bolso da calça, ou espero encontrar a primeira lixeira e jogo ali dentro. Vocês devem estar pensando, mas é só um papelzinho, mas este papelzinho junto com muitos outros da um monte. No início do ano na primeira semana de aula, fiquei bem triste nos arredores da escola até o ginásio, estava tudo cheio de lixo, papel latas entre outras coisas. Ai depois disso a prefeitura juntamente com seus funcionários fez faxina ali. Então pergunto isso não é nada? Não estou culpando ninguém de você, quero só que reflitam sobre o que cada um pode e deve fazer para melhorar a atual situação do nosso meio ambiente.

ATIVIDADE PARA FAZER:

APÓS ASSISTIR O VÍDEO DE 3 MIN. E POUCO, ESCREVER UM TEXTO NO CADERNO DE 20 A 25 LINHAS SOBRE O ASSUNTO.
DEEM UM TITULO AO TRABALHO. APÓS FEITO, O RESPONSÁVEL POR VOCÊS PAI, MÃE, AVÓ, OUTROS, ASSINAM ABAIXO DO TEXTO, COM O SEU NOME. DEPOIS TIRAM UMA FOTO E ME ENVIEM. 

DATA DA ENTREGA DO TRABALHO: 17-06-2020

SEGUE O VÍDEO

La espécie humana no merece la Tierra, sem palavra: