domingo, 2 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 05 - Matemática

MONÔMIOS OU TERMOS ALGÉBRICOS
Todo produto de números reais, expresso ou não por letras é chamado de monômio ou termo algébrico.
Exemplos:
a) 5x c) -xyz
b) 3a² d)-7ab³c²
PARTES DE UM MONÔMIO:
Em um monômio temos:
Coeficiente: número;
Parte Literal: é formada de letras com seus respectivos expoentes.

Aula não presencial - Semana 12
Aula 04 - Português

INTERPRETAÇÃO

Namoro precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos

“Toda menina que enjoa da boneca é o sinal que o amor já chegou ao coração”. Essa famosa música de Luiz Gonzaga tem sido uma realidade na vida de muitos adolescentes. Meninos e meninas entre 12 e 16 anos têm entrado em relacionamentos sérios cada vez mais cedo. E o dia 12 de junho será o primeiro Dia dos Namorados para muitos deles. Laryssa Oliveira, de 12 anos e Matheus Henrique, de 14 anos, estão juntos há 6 meses. Esse é o primeiro namoro do casal e consequentemente será a primeira vez que os pombinhos vão comemorar o Dia dos Namorados. A estudante diz que preferiu contar logo para a mãe sobre o início do relacionamento com Matheus. “Conheci ele na igreja que estou frequentando. Começamos a namorar e desde então percebi que estava rolando alguma coisa entre a gente. Sou bastante próxima da minha mãe e não quis esconder essa situação dela. Mesmo sendo muito nova, minha mãe aceitou o namoro e estamos bem juntos, não me arrependo de ter aberto o jogo. Hoje, namoro em casa e não preciso esconder nada de ninguém”, conta Oliveira.
(Adaptado de http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2013/06/namoro-precoce-entre-
jovens-gera-discussao-entre-pais-e-filhos.html)

RESPONDA ÀS PERGUNTAS REFERENTES AO TEXTO

1. A palavra precoce presente no título do texto é um adjetivo. Qual o
sentido dela?
2. O que o autor quis dizer com o trecho da música que inicia o
texto?
3. Qual foi a atitude da menina logo que começou a namorar?
4. Onde foi que os namorados conheceram-se?
5. Comente o que você achou da atitude da Laryssa sobre o namoro.
6. A palavra que inicia o texto “Toda” poderia ser substituída por qual
alternativa abaixo sem erro gramatical ou mudança de sentido?
a) Qualquer
b) Mesma
c) Outra
d) Nenhuma
e) Todas
7. De acordo com o texto, qual é a idade em que jovens começar a
namorar sério cada vez mais cedo?
a) Qualquer idade.
b) Com mais de 16 anos.
c) De 12 a 16 anos.
d) De 13 a 17 anos.
e) A partir dos 13 anos.
8. “Conheci ele na igreja que estou frequentando”. De quem é essa
fala?
a) Luiz Gonzaga.
b) Matheus.
c) Henrique.
d) Laryssa.
e) O autor do texto.
9. A criação deste texto surgiu com a intenção de publicar o quê?
a) Uma redação escolar.
b) Uma receita de bolo.
c) Um livro com uma história de amor.
d) Uma biografia.
e) Uma notícia.
10. Podemos entender que Laryssa e Matheus costumam se
encontrar onde?
a) Somente na escola onde estudam.
b) Na igreja e na escola.
c) Na fazenda do avô de Matheus.
d) Na casa de Laryssa e na escola.
e) Na igreja e na casa de Laryssa.
Aula não presencial - Semana 12
Aula 03 - Arte

ASSUNTO: Op Art
Nas últimas semanas tivemos um trabalho um pouco mais extenso, envolvendo pesquisa sobre períodos importantes da Arte. Nesta semana vamos focar no período da OP ART trabalhando com imagens.

Para relembrar o que é Op Art? 
Op Art é um movimento artístico também chamado de Arte Óptica, ou optical art em inglês. Suas obras são baseadas em ilusões de ótica, um recurso visual que confunde a visão humana, fazendo ver formas diferentes dependendo do ângulo em que se vê a imagem em questão. A Op Art usa da ilusão de óptica para criar movimento nas obras, com grafismos e estampas que variam conforme os olhos humanos percorrem a figura.

Em anexo na atividade seguem duas imagens, desenhos para colorir, representando a OP ART. Quem puder imprimir para colorir, poderá fazê-lo. Caso a impressão não seja possível faça o desenho, para colorir depois. Você poderá usar diversas cores ou preto e branco, mas lembre-se que deve criar uma sequência de pintura para que aconteça a ilusão de ótica.

Os trabalhos deverão ser fotografados e entregues na plataforma Google Sala de Aula.
Bom trabalho!
D.I.Y. Cupcake: D.I.Y. Op Art Stools, a guest how to guide. em ...
                    Op Art Hearts Coloring Pages | Arte fundamental, Atividades de ...                                   
Aula não presencial - Semana 12
Aula 02 - Inglês

Hi guys! What’s up? Another text for you. Before, let me explain the differences of texts:
Factual text: merely (meramente) seeks to inform (procura informar) something. Factual text is concerned (diz respeito) with facts or contains facts.
Literary text: A literary text seeks to entertain (procura entreter) the reader (o leitor) by using creative language and imagery (imagens).
Persuasive text: It is a text, which the mains purpose (propósito principal) is to present a point of view (ponto de vista) and seeks to persuade (procura persuadir) the reader. A persuasive text can be an argument, exposition, discussion, review (crítica) or even (mesmo) and advertisement (anúncio).

1- Look at the text below (abaixo). What type of text do you think it is?
    a) Factual text  b) Literary text  c) Persuasive text


2. How would you describe the main character of the text? (Como você descreveria o personagem principal do texto?)

a. Gender (Gênero):        
( ) male ( ) female

b. Etnicity (Etnia)
( ) black ( ) white

c. Occupation:
( ) Blogger ( ) Train operator

d. Nationality:
( ) American ( ) Non-American

3. Read the excerpt below. What does it mean? (Leia o texto abaixo. O que quer dizer?) If they asked what she did, she would say vaguely, “I write a lifestyle blog”.
a)People used to (costumavam) ask her about her job (ocupação), but don’t do it anymore (não mais)
b) People always (sempre) ask her about (sobre) her job, but she never (nunca) answers (respondia).
c) In the event of being asked (ser perguntada), her answer would not be accurate (precisa/exata). 

4. What is the title of the blog mentioned in the text? (Qual é o título do blog mencionado no texto?)
5. What is the blog mentioned about? (Sobre o que o blog fala?)
a. Ethnicity issue (questão de etnia) in the United States.
b. Prejudice (preconceito) against (contra) black immigrants in the United States.
6. What is the best translation for vaguely in the text? (Qual é a melhor tradução da palavra ‘vaguely’?)
7. What is the motive for her to answer vaguely? (Qual é o motivo dela ter respondido ‘vaguely”?)
a. People would feel uncomfortable (desconfortáveis) if she didn’t (se ela não tivesse).
b. People would laugh (rir) is she didn’t.
  
Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br