sábado, 22 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 14
Aula 05 - Português
Leia o texto abaixo. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:
Uma lição de vida
Ele era meu aluno, mas foi um dos professores mais sábios que já tive. O Tiago começou a fazer aulas de violão aos 10 anos, no instituto onde eu ensinava música. Logo se mostrou um estudante aplicado, apesar de ter muita dificuldade. Aos 12, encantava todo mundo ao dedilhar músicas eruditas. O que impressionava era a emoção que ele conseguia passar em cada nota. Tinha algo diferente nele, talvez uma força para seguir mesmo quando o mundo se mostrava tão hostil com seus sonhos. E um dia o Tiago sumiu. Era triste, porque, sendo a escola um projeto social que atendia principalmente a população de baixa renda, vivia acontecendo de a agente receber a notícia de que um aluno havia sido vítima de violência.

Dois anos se passaram. Certa noite, estava preparando a sala para a aula, quando a porta se abriu timidamente. Era ele, com um pequeno embrulho e um cartão nas mãos. Tinha ido me contar que os pais, feirantes, haviam proibido que continuasse a frequentar o instituto, porque queriam que se dedicasse mais aos afazeres na barraca de verduras. “Eles acham que música é coisa de quem não quer futuro”, contou. “E você, o que acha?”, perguntei. “Professora, pra uma pessoa como eu, estudar violão é tão difícil e tão bonito que eu passei a acreditar em mim mesmo. Se eu consegui tocar, posso aprender qualquer coisa. E eu quero ser professor de história.”

Soube tempos depois, por uma agente social, que Tiago passou no vestibular e ganhou bolsa de estudos para a faculdade. Mas a trajetória dele foi interrompida numa dessas tantas tardes em que tiros levam o silêncio a uma comunidade pobre, enquanto a banda segue tocando na cidade ao redor. “Ele teria sido um excelente professor”, falou a agente social. “Ele foi”, respondi. Tiago me ensinou como o conhecimento liberta, como pode trazer novos horizontes até mesmo a quem a sociedade só destina muros. Guardo até hoje o colar de miçangas azuis que ganhei dele quando o vi pela última vez, e o cartão escrito à mão, com a letra infantil: “Quando a senhora ficar triste e quiser desistir, lembre-se que uma música é feita de uma nota por vez”.
Márcia Kedouk (editora da TODOS). 
Revista “TODOS”, outubro/novembro de 2019, p.4. (Com alguns cortes).
Questão 1 – O texto “Uma lição de vida” é um editorial, que apresenta o assunto principal a ser abordado na revista. A voz da editora faz-se explicitamente presente em diferentes partes, como:
( ) “Ele era meu aluno, mas foi um dos professores mais sábios que já tive.”
( ) “Logo se mostrou um estudante aplicado, apesar de ter muita dificuldade.”
( ) “Mas a trajetória dele foi interrompida numa dessas tantas tardes [...]”
Questão 2 – Aponte o segmento do texto em que o verbo destacado exprime um fato contínuo, em determinado espaço de tempo na vida de Tiago:
( ) “O Tiago começou a fazer aulas de violão aos 10 anos [...]”
( ) “[...] encantava todo mundo ao dedilhar músicas eruditas.”
( ) “E um dia o Tiago sumiu.”
Questão 3 – Segundo o texto, Tiago deixou de frequentar as aulas de violão. Por quê?
Questão 4 – Em “[...] estudar violão é tão difícil e tão bonito que eu passei a acreditar em mim mesmo.”, o termo sublinhado introduz um fato:
( ) que explica o anterior. 
( ) que se opõe ao anterior. 
( ) que é consequência do anterior. 
Questão 5 – A linguagem figurada está presente no trecho:
( ) “Se eu consegui tocar, posso aprender qualquer coisa.”
( ) “Ele teria sido um excelente professor”. 
( ) “[...] pode trazer novos horizontes até mesmo a quem a sociedade só destina muros.”
Questão 6 – Grife o vocábulo “o” usado para retomar “Tiago” a seguir:
“Guardo até hoje o colar de miçangas azuis que ganhei dele quando o vi pela última vez [...]”
Questão 7 – O texto é encerrado com a transcrição de uma mensagem, escrita por Tiago à professora de violão. Nessa mensagem, ele:
( ) faz um pedido à professora.
( ) dá um conselho à professora. 
( ) expressa um desejo à professora.
Aula não presencial - Semana 14
Aula 04 - Matemática

POLINÔMIOS
É toda expressão algébrica inteira
Exemplos:
a. 3x²
b. 2x+4y
c. a²+2ab+b²
d. 4x²+3x+2y+3
Nomenclatura:
Quanto ao número de termos eles são chamados:
Monômios- Quando possuírem 1 termo   ex: 3xy
Binômio-Quando possuírem 2 termos      ex: 2x+3y
Trinômio-Quando possuírem 3 termos     ex: 3x+4y+2xy
Obs: Os polinômios com mais de três termos não recebem denominação particular, sendo chamados de Polinômios.

Grau de um polinômio:
O termo de maior grau de um polinômio determina o grau desse polinômio.
Exemplos:
a.  2x²y + 5x²y³ -4xy
  3°         5º      2°
Então o polinômio é do 5º grau
b. 5a³b + 2a²b³ - 4a³b³ - 2ab³
4º          5º        6º        4º
Então o polinômio é do 6º grau

Podemos também determinar o grau de um polinômio em relação a uma de suas variáveis. O maior grau da variável considerada indica o grau do polinômio em relação a essa variável.
Exemplos:
a. 2x²y4-3x³y + 5xy²
3° grau em relação a x
4° grau em relação a  y
b. 3ab - a²b³ + 2ab³
2° grau em relação a a
3° grau em relação a b

Exercícios:
1. Classifique como monômio(m), binômio(b) ou trinômio(t) os seguintes polinômios:
a. 3x²-5x+6 (  ) e)  a²+2ab+b² (  )
b. 3x²-5 (  ) f)  x-y (  )
c. 3x² (  ) g) a³+1
d. a²-b² (  ) h) x (  )

2. Dê o grau do polinômio, e o grau em relação a cada uma de suas variáveis:
a. x²y³ + 2xy³
b. 3x4-2x³y³ +4xy5
c. x³y + xy³
d. x5y³- 2xy4
e. x7y² + x²y²- 4xy
f. -7x- x 9 y 7

POLINÔMIOS COM UMA SÓ VARIÁVEL

Os polinômios:
a) x 2 -8x +12     possui apenas a variável x
b) 2y 4 -3y² +5y -6 possui apenas a variável y
c) z³ - 1              possui apenas a variável z

Eles são chamados de polinômios com uma variável e geralmente são apresentados segundo as potências decrescentes dessa variável.

OBSERVAÇÕES:
Se, em um polinômio ordenado segundo as potências de sua variável, estiver faltando uma ou mais potências, então os coeficientes destes termos são iguais a zero e o polinômio é chamado de INCOMPLETO.
A forma geral de um polinômio de uma variável é quando esse está escrito ordenado segundo as potências de sua variável e está completo.

Exemplos:
a) x² - 4 é um polinômio incompleto.
Forma Geral: x² + 0x -4
b) 2x 4 -3x² +2
Forma Geral: 2x 4 +0x³ - 3x² +0x +2
c) x³ -1
Forma Geral: x³ +0x²+0x -1

Exercícios:
1. Ordene os polinômios segundo as potências decrescentes de x:
a) 2x + 3x² -4
b) -6 +x 4 -5x² +4x³ -2x
c) 4x +5x³ -1
d) 5x² -3x +2x³ -4

2. Escreva a Forma Geral dos polinômios:
a) x³+2x² -5
b) x³ +1
c) y 4 -8y² +15
d) z 4 -16
Aula não presencial - Semana 14
Aula 03 - Inglês

Hi group, how are you? Today, we will start with the second conditional sentences.
Para acesso ao material e atividades, clique no link: https://drive.google.com/file/d/1YZxgcjteT6rBiE0ysGmU-yorRSFWeffL/view?usp=sharing
Aula não presencial - Semana 14
Aula 02 - História 

CONTEÚDO NOVO. LER O TEXTO COM ATENÇÃO, após copiar as perguntas para o caderno e reponde-las. 

O fim da república oligárquica. 
A grave crise financeira que atingiu o mundo em 1929, e o fortalecimento das oposições à política do café com leite compuseram o cenário que marcou o fim da Primeira República no Brasil.

O fortalecimento da oposição
A chegada do ex-presidente do Estado de São Paulo, Washington Luiz, a presidência da República, em 1926, demonstrava que a força política dos fazendeiros paulistas e Mineiros permanecia. Mesmo após as repetidas manifestações das oposições durante o governo de Artur Bernardes, principalmente nas revoltas tenentistas, as elites cafeeiras conseguiram eleger um candidato que continuaria com a política de privilégios dos cafeicultores. Oposição à política do café com leite, porém, fortalecia se cada vez mais. Em 1926, foi criado em São Paulo o partido democrático, resultado da aliança entre a classe média Paulista e os setores rurais descontentes com as oligarquias. Dois anos mais tarde, foi fundado no Rio Grande do Sul o partido Libertador, que fez parte da frente única Gaúcha, que lançaria o candidato Getúlio Vargas as eleições de 1930. Além dos grupos organizados, outros setores manifestaram descontentamento, como a oligarquia dentro do Rio de Janeiro e mesmo de Minas Gerais, que tinham certa desconfiança das elites paulistas.

O impacto da crise de 1929
Nos três primeiros anos do governo, de Washington Luís conseguiu manter estável a economia do país, com medidas que mantinham artificialmente altos os preços do café. Em 1929, porém, uma grande crise afetou a economia mundial. A bolsa de valores de Nova York quebrou e derrubou as finanças dos Estados Unidos e da Europa, os grandes consumidores do café brasileiro. O preço do café despencou junto com as exportações o que atingiu a economia Nacional. Os estoques de café aumentaram muito, pois a oferta de produto era alta, mas Os compradores eram poucos. Muitos fazendeiros foram à falência. A crise mundial aumentava as tensões políticas quando já se preparava a sucessão de Washington Luís.

A vitória de Júlio Prestes
A crise política evidenciada nas revoltas tenentistas era também resultado da divergência de interesse das elites que governavam o país. Além da oposição, que crescia entre as classes médias urbanas e entre os militares e, havia discordâncias entre os próprios políticos coligados ao eixo do café com leite. Um exemplo das dissidências entre as elites dirigentes e a sucessão à presidência da República, em 1929, Washington Luiz, nascido no Rio de Janeiro, mas ligado à política paulista, quebrou a Política do café com leite ao indicar Júlio Prestes, então presidente do Estado de São Paulo, e não um representante do Estado de Minas Gerais. O presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, não concordou com a indicação, pois os políticos Mineiros começavam a perder espaço na política do café-com-leite. Os mineiros, então resolveram formar uma aliança com as oligarquias gaúchas, provocando uma ruptura decisiva no núcleo de São Paulo Minas Gerais.

Aliança liberal
Em 1929, as elites de Minas Gerais Vira Rio Grande do Sul e Paraíba formaram a Aliança Liberal, grupo político que reunia as oligarquias de oposição a Washington Luiz e aos cafeicultores de São Paulo. A Aliança Liberal lançou a candidatura de Getúlio Vargas, então presidente do Rio Grande do Sul à presidência da República, com João Pessoa como vice-presidente. As principais propostas do grupo eram: estabelecer o voto secreto, realizar as reformas trabalhistas e incentivar outros produtos nacionais além do café. O cenário político de 1930 estava assim organizado: de um lado o paulista Júlio Prestes, que tinha o apoio dos cafeicultores, e sobretudo de setores ligados aos partidos republicanos, paulistas e mineiros e ao governo de Washington Luís; de outro, o gaúcho Getúlio Vargas, apoiado pelos Estados que formavam a aliança liberal, pelos militares e pelo partido democrático de São Paulo. 

A Revolução de 1930
Júlio Prestes venceu as eleições com 57% dos votos, mas não chegou a ser empossado. A partir do mês de março, o clima político ficou ainda mais tenso o governo federal começou a praticar a chamada "degola’’, processo que anulava a vitória de Deputados ligados a Aliança Liberal e impedir a sua posse. Outro fato aumentou as tensões: o candidato a vice-presidência da República, João Pessoa, derrotado nas eleições de Março, foi assassinado em 26 de julho, em Recife, por seu adversário político João Dantas por conta das disputas e dos conflitos políticos, a morte de João Pessoa foi atribuída ao governo de Washington Luís, aumentando o clima de insatisfação contra o governo federal. 

O início do movimento 
Os grupos oposicionistas que organizaram para depor Washington Luiz da presidência e impedir a posse de Júlio Prestes comandados por Góes Monteiro e Getúlio Vargas, decidiram iniciar uma revolução simultânea em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e na Paraíba. Em 3 de outubro de 1930, as ações e revolucionária se espalharam pelo país até que, em 24 daquele mês, alcançaram se o objetivo: o presidente o astro do Luís foi deposto.

Getúlio Vargas no poder
Após a deposição de Washington Luís foi formada uma junta provisória de governo, constituída por integrantes das Forças Armadas. A junta governou até o começo de novembro, quando Getúlio Vargas chegou no Rio de Janeiro contando com forte apoio da população em favor da revolução. Em 3 de novembro de 1930, Getúlio Vargas se tornou o chefe do governo provisório do Brasil. Os revolucionários haviam alcançado seus objetivos: impedir a posse de Júlio Prestes e chegar ao poder. Esse processo histórico marcou o fim da primeira República do Brasil. 

ATIVIDADES:
1- Relacione a quebra da Bolsa de Valores de Nova York à crise política brasileira
no final dos anos 1920:
2- O que foi a revolução de 1930?
3- A Revolução de 1930 abriu a possibilidade de participação política a segmentos sociais como a classe média, a burguesia industrial e, principalmente, elementos das oligarquias agrárias alijadas ao poder.
a- Com base no que vocês estudaram, qual a importância da Revolução de 1930 para a História do Brasil. Considere os seguintes aspectos:
Quais foram as causas e os fatores que favoreceram a ocorrência desse movimento político-militar?
Quem foram os principais atores que levaram à deposição do Presidente Washington Luís?
b- Elabore um parágrafo com suas conclusões:
Aula não presencial - Semana 14
Aula 01 - Geografia

Continuação sobre a ÁSIA. Assistir ao vídeo sobre a ÁSIA PANORAMA GERAL, e fazer apontamentos no caderno das principais curiosidades. ACOMPANHE O LINK.