Aula não presencial - Semana 14
Aula 02 - História
CONTEÚDO NOVO. LER O TEXTO COM ATENÇÃO, após copiar as perguntas para o caderno e reponde-las.
O fim da república oligárquica.
A grave crise financeira que atingiu o mundo em 1929, e o fortalecimento das oposições à política do café com leite compuseram o cenário que marcou o fim da Primeira República no Brasil.
O fortalecimento da oposição
A chegada do ex-presidente do Estado de São Paulo, Washington Luiz, a presidência da República, em 1926, demonstrava que a força política dos fazendeiros paulistas e Mineiros permanecia. Mesmo após as repetidas manifestações das oposições durante o governo de Artur Bernardes, principalmente nas revoltas tenentistas, as elites cafeeiras conseguiram eleger um candidato que continuaria com a política de privilégios dos cafeicultores. Oposição à política do café com leite, porém, fortalecia se cada vez mais. Em 1926, foi criado em São Paulo o partido democrático, resultado da aliança entre a classe média Paulista e os setores rurais descontentes com as oligarquias. Dois anos mais tarde, foi fundado no Rio Grande do Sul o partido Libertador, que fez parte da frente única Gaúcha, que lançaria o candidato Getúlio Vargas as eleições de 1930. Além dos grupos organizados, outros setores manifestaram descontentamento, como a oligarquia dentro do Rio de Janeiro e mesmo de Minas Gerais, que tinham certa desconfiança das elites paulistas.
O impacto da crise de 1929
Nos três primeiros anos do governo, de Washington Luís conseguiu manter estável a economia do país, com medidas que mantinham artificialmente altos os preços do café. Em 1929, porém, uma grande crise afetou a economia mundial. A bolsa de valores de Nova York quebrou e derrubou as finanças dos Estados Unidos e da Europa, os grandes consumidores do café brasileiro. O preço do café despencou junto com as exportações o que atingiu a economia Nacional. Os estoques de café aumentaram muito, pois a oferta de produto era alta, mas Os compradores eram poucos. Muitos fazendeiros foram à falência. A crise mundial aumentava as tensões políticas quando já se preparava a sucessão de Washington Luís.
A vitória de Júlio Prestes
A crise política evidenciada nas revoltas tenentistas era também resultado da divergência de interesse das elites que governavam o país. Além da oposição, que crescia entre as classes médias urbanas e entre os militares e, havia discordâncias entre os próprios políticos coligados ao eixo do café com leite. Um exemplo das dissidências entre as elites dirigentes e a sucessão à presidência da República, em 1929, Washington Luiz, nascido no Rio de Janeiro, mas ligado à política paulista, quebrou a Política do café com leite ao indicar Júlio Prestes, então presidente do Estado de São Paulo, e não um representante do Estado de Minas Gerais. O presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, não concordou com a indicação, pois os políticos Mineiros começavam a perder espaço na política do café-com-leite. Os mineiros, então resolveram formar uma aliança com as oligarquias gaúchas, provocando uma ruptura decisiva no núcleo de São Paulo Minas Gerais.
Aliança liberal
Em 1929, as elites de Minas Gerais Vira Rio Grande do Sul e Paraíba formaram a Aliança Liberal, grupo político que reunia as oligarquias de oposição a Washington Luiz e aos cafeicultores de São Paulo. A Aliança Liberal lançou a candidatura de Getúlio Vargas, então presidente do Rio Grande do Sul à presidência da República, com João Pessoa como vice-presidente. As principais propostas do grupo eram: estabelecer o voto secreto, realizar as reformas trabalhistas e incentivar outros produtos nacionais além do café. O cenário político de 1930 estava assim organizado: de um lado o paulista Júlio Prestes, que tinha o apoio dos cafeicultores, e sobretudo de setores ligados aos partidos republicanos, paulistas e mineiros e ao governo de Washington Luís; de outro, o gaúcho Getúlio Vargas, apoiado pelos Estados que formavam a aliança liberal, pelos militares e pelo partido democrático de São Paulo.
A Revolução de 1930
Júlio Prestes venceu as eleições com 57% dos votos, mas não chegou a ser empossado. A partir do mês de março, o clima político ficou ainda mais tenso o governo federal começou a praticar a chamada "degola’’, processo que anulava a vitória de Deputados ligados a Aliança Liberal e impedir a sua posse. Outro fato aumentou as tensões: o candidato a vice-presidência da República, João Pessoa, derrotado nas eleições de Março, foi assassinado em 26 de julho, em Recife, por seu adversário político João Dantas por conta das disputas e dos conflitos políticos, a morte de João Pessoa foi atribuída ao governo de Washington Luís, aumentando o clima de insatisfação contra o governo federal.
O início do movimento
Os grupos oposicionistas que organizaram para depor Washington Luiz da presidência e impedir a posse de Júlio Prestes comandados por Góes Monteiro e Getúlio Vargas, decidiram iniciar uma revolução simultânea em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e na Paraíba. Em 3 de outubro de 1930, as ações e revolucionária se espalharam pelo país até que, em 24 daquele mês, alcançaram se o objetivo: o presidente o astro do Luís foi deposto.
Getúlio Vargas no poder
Após a deposição de Washington Luís foi formada uma junta provisória de governo, constituída por integrantes das Forças Armadas. A junta governou até o começo de novembro, quando Getúlio Vargas chegou no Rio de Janeiro contando com forte apoio da população em favor da revolução. Em 3 de novembro de 1930, Getúlio Vargas se tornou o chefe do governo provisório do Brasil. Os revolucionários haviam alcançado seus objetivos: impedir a posse de Júlio Prestes e chegar ao poder. Esse processo histórico marcou o fim da primeira República do Brasil.
ATIVIDADES:
1- Relacione a quebra da Bolsa de Valores de Nova York à crise política brasileira
no final dos anos 1920:
2- O que foi a revolução de 1930?
3- A Revolução de 1930 abriu a possibilidade de participação política a segmentos sociais como a classe média, a burguesia industrial e, principalmente, elementos das oligarquias agrárias alijadas ao poder.
a- Com base no que vocês estudaram, qual a importância da Revolução de 1930 para a História do Brasil. Considere os seguintes aspectos:
Quais foram as causas e os fatores que favoreceram a ocorrência desse movimento político-militar?
Quem foram os principais atores que levaram à deposição do Presidente Washington Luís?
b- Elabore um parágrafo com suas conclusões:
Nenhum comentário:
Postar um comentário