segunda-feira, 20 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 10
Aula 07 - Religião - Prof. Vilson

ASSUNTO DA SEMANA: Fé e razão.
a) Leia com atenção o texto que segue;
b) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).

FÉ E RAZÃO
Duas visões conciliatórias Albert Einstein, judeu, foi um dos maiores cientistas de todos os tempos e sempre exaltou a ideia de Deus. Teilhard de Chardin foi um padre católico que se tornou cientista, louvando a ciência como instrumento de conhecimento da realidade divina. Ambos, de pontos de vista diferentes, tinham uma visão de mundo científica e ao mesmo tempo religiosa. Dizia Einstein: Ciência sem religião é aleijada e religião sem ciência é cega. (...) A meu ver, a ciência não só purifica o impulso religioso do entulho do antropomorfismo, como contribui para uma espiritualização religiosa de nossa compreensão da vida. (Trechos extraídos de: Albert Einstein. Escritos da maturidade. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1994). Afirma Chardin: Aparentemente, a Terra moderna nasceu de um movimento anti-religioso. O homem bastando a si mesmo. A razão substituindo-se à crença. Nossa geração e as duas precedentes quase que só ouviram falar do conflito entre a fé e a ciência. A tal ponto que pôde parecer, a certa altura, que esta era decididamente chamada a tomar o lugar daquela. Ora, à medida que a tensão se prolonga, é visivelmente sob uma forma muito diferente de equilíbrio não eliminação, nem dualidade, mas síntese - que parece haver de se resolver o conflito. Após quase dois séculos de lutas apaixonadas, nem a ciência nem a fé conseguiram diminuir-se uma à outra; mas, muito pelo contrário, torna-se patente que não se poderiam desenvolver normalmente uma sem a outra: e isto pela simples razão de que uma mesma vida anima a ambas. (...) Religião e ciência: as duas faces ou faces conjugadas de um mesmo ato completo de conhecimento - o único que pode abarcar, para contemplá-los, medi-los e consumá-los, o passado e o futuro da evolução. (Teilhard de Chardin. O fenômeno humano. São Paulo, Cultrix, 1995).

ATIVIDADES:
1. Você leu as opiniões de um filósofo espírita, de um cientista judeu e de um padre católico cientista. Identifique e descreva a opinião de cada personagem.
2. O que há em comum entre elas? Justifique (no mínimo 3 linhas).
Aula não presencial - Semana 10
Aula 06 - Português

Realidade com muita fantasia

Nascido em 1937, o gaúcho Moacyr Scliar é um homem versátil: médico e escritor, igualmente atuante nas duas áreas. Dono de uma obra literária extensa, é ainda um biógrafo de mão cheia e colaborador assíduo de diversos jornais brasileiros. Seus livros para jovens e adultos são sucesso de público e de crítica e alguns já foram publicados no exterior. Muito atento às situações-limite que desagradam à vida humana, Scliar combina em seus textos indícios de uma realidade bastante concreta com cenas absolutamente fantásticas. A convivência entre realismo e fantasia é harmoniosa e dela nascem os desfechos surpreendentes das histórias. Em sua obra, são frequentes questões de identidade judaica, do cotidiano da medicina e do mundo da mídia, como, por exemplo, acontece no conto “O dia em que matamos James Cagney”.

Para Gostar de Ler, volume 27. Histórias sobre Ética. Ática, 1999.

Questão 1 – Identifique a finalidade do texto.
Questão 2 – Aponte os temas que permeiam a obra de Moacyr Scliar.
Questão 3 – Assinale a frase em que não é expressa uma opinião:
a) “[...] o gaúcho Moacyr Scliar é um homem versátil [...]”.
b) “[...] é ainda um biógrafo de mão cheia e colaborador assíduo de diversos jornais brasileiros.¨.
c) ¨[...] e alguns já foram publicados no exterior. ¨.
d) “A convivência entre realismo e fantasia é harmoniosa e dela nascem os desfechos [...]”.
Questão 4 – Explique o emprego do sinal de dois-pontos no primeiro parágrafo:
Questão 5 – Identifique o significado que a expressão sublinhada assume no texto: “[...] é ainda um biógrafo de mão cheia e colaborador assíduo de diversos jornais brasileiros.”.
Questão 6- Além da obra de Moacyr Scliar citada no texto, pesquise e cite pelo menos mais duas obras de sua autoria.
Aula não presencial - Semana 10
Aula 05 - Artes

ASSUNTO: Movimentos artísticos do séc. XX

Nas duas últimas semanas trabalhamos com criação de logotipo e slogan. Para as próximas semanas teremos um trabalho envolvendo um pouco de teoria e escrita. O arquivo postado sobre Movimentos artísticos do séc. XX é material para leitura. A partir da leitura feita, você fará uma descrição de cada um dos Movimentos, Surrealismo, Dadaísmo, Arte Pop e Op Art. O trabalho deverá ser feito no Documento Google em anexo na atividade: 

A segunda etapa do trabalho será um desenho, uma instalação ou escultura representando cada um dos movimentos vistos. Os trabalhos de expressão com desenho ou instalação deverão ser fotografados e entregues na plataforma Google Sala de Aula. Dediquem-se e bom trabalho!
Aula não presencial - Semana 10
Aula 04 - Inglês

Hello everybody? Are you ok?

For this week, we have a text interpretation, which I digitalized from your book. It is about indigenous peoples. Leiam-o com atenção. Além do ‘glossary’ do livro, vou fazer um para vocês entenderem melhor e vocês também podem consultar o ‘dictionary’. As palavras se repetem, muitas vezes.



Aula não presencial - Semana 10
Aula 03- Alemão

Woche von 20.07.2020 bis 24.07.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Lieber Schüler / Querid@s alun@s!
Am 20. Juli é considerado o dia do Amigo.
Freunde (amigos), Freundschaft (amizade) tão importante!!