segunda-feira, 13 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 09
Aula 05- História

ASSUNTO DA SEMANA: A QUEBRA DA BOLSA DE VALORES EM NOVA YORK EM 1929. Ler o resumo e assistir o vídeo e fazer a atividade em seu caderno: Logo após a I Guerra Mundial os Estados Unidos tornaram-se o país mais rico do planeta. Enquanto que os países europeus estavam arrasados devido a guerra. Os países europeus estavam decadentes na economia, os Estados Unidos(EUA) e o Japão cresciam economicamente. Os EUA produziam e forneciam armamentos para os países da Tríplice Entente durante a I Guerra Mundial. Os EUA apresentavam uma alta produção industrial (rádio, aparelhos domésticos, produção em série). Os países europeus emprestavam capital norte-americano. Assim, os EUA defrontaram-se com dois problemas:

1) Queda do comércio internacional com os países europeus.
2) Problema interno: concentração de renda nas mãos de poucos (poucos ricos). Muitos agricultores e empresários foram à falência por não conseguirem vender os seus produtos. Ocorreu uma superprodução agrícola e o mercado interno não conseguiu absorver. Os empresários: como consequência da baixa nas vendas ocorreu uma diminuição de lucros. Muitos empresários investiram na Bolsa de Valores – Corresponde a dinheiro especulativo. No dia 24.10.1929 ocorreu a QUEBRA DA BOLSA DE VALORES em Nova York, esse dia ficou conhecido como a QUINTA-FEIRA NEGRA. Nesse dia, foram lançados muitos títulos na Bolsa de Valores, mas não houve compra dessas ações. Resultado, as empresas perderam o valor do seu investimento. As ações caíram a ZERO nesse dia em WALL STREET, que é o centro financeiro de Nova York. Houve muita oferta e pouca procura. Isso teve uma repercussão catastrófica nos EUA e no mundo. Ocorreu então, a retração(estagnação) na economia mundial. Entre 1929 e 1933 ocorreu a GRANDE DEPRESSÃO na economia. Assistir ao documentário: 


ATIVIDADES:
Você deverá elaborar 8 perguntas acompanhadas das respostas. Quatro questões poderão ser feitas a partir do resumo abaixo, e as outras deverão ser feitas baseadas no documentário.. Não pode elaborar questões apenas do resumo, é necessário usar também o documentário Faça primeiro as perguntas no caderno, depois escreva RESPOSTAS e em ordem numérica você responde as suas perguntas.  Quando a atividade estiver pronta, favor tirar uma foto e enviar para a professora pela plataforma.

Aula não presencial - Semana 09
Aula 04- Português

PRODUÇÃO TEXTUAL
Queridos alunos! Espero que vocês estejam bem , saudáveis e que ainda estejam se cuidando. Vamos torcer para que isso tudo passe logo e possamos voltar para a normalidade. Estou com muita saudade de todos. Semana passada lemos o texto ¨O QUE POSSO FAZER PARA EVITAR A DENGUE?¨ e respondemos umas perguntas sobre o mesmo. Esta semana quero que façam o seguinte: Escrevam UM TEXTO respondendo esta pergunta e argumentando o porquê é tão importante ter cuidado com esta doença. O que ela pode causar na pessoa. OBS: Fazer no google classroom, ou enviar para o e-mail: maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 09
Aula 03- Geografia

Nesta semana vamos dar continuidade ao estudo sobre a EUROPA. Para isto vocês vão usar o livro de vocês de GEOGRAFIA EM PDF, acesso no link: http://pnld.smeducacao.com.br/assets/GA-GEO9/ onde vocês deverão pesquisar alguns países, e fazer isto no caderno.

EUROPA OCIDENTAL
INDUSTRIALIZAÇÃO CLÁSSICA:
Pesquisar os países: INGLATERRA/ FRANÇA/ALEMANHA/ páginas: 96,97 e 98 EUROPA MEDITERRÂNEA: PORTUGAL/ ITÁLIA/ ESPANHA/GRÉCIA/TURQUIA./páginas:102,103 e 104. Esta atividade deverá ser feita no caderno escrita a caneta, após tirar uma foto visível (não de lado, ou no escuro) e enviar.
Aula não presencial - Semana 09
Aula 02- Matemática

Olá alunos, como estão? Espero que estejam todos bem e com saúde. Essa semana vou propor uns problemas de juros simples e composto para ver como vocês estão em relação a esse conteúdo. Sugiro que tentem fazer sem ajuda de terceiros. Na próxima semana iremos ter uma aula virtual para sanar as possíveis dúvidas sobre esse assunto para podermos seguir com os demais conteúdos do 9º ano. Abraço!

Exercícios:

1. Júlia aplicou R$ 700,00 com rendimentos mensais de 3% a juros simples. O montante relativo a essa aplicação será creditado na conta dela após 6 meses. Qual deve ser o valor creditado?

2. Suponha que um capital seja aplicado a juro simples, à taxa mensal de 8%. Se ele rendeu R$400,00 no fim de um ano, qual foi o valor aplicado?

3. Paulo comprou um carro por R$ 45 000,00. No ato da compra, ele deu uma entrada de R$ 18 000,00 e o restante vai pagar depois de 3 meses com uma taxa de 4% ao mês a juro simples. Que quantia Paulo deve pagar ao final dos 3 meses?

4. Dívidas apuradas pelo poder judiciário recebem juro de mora de 1% ao mês a juro simples. Lucas ganhou uma ação no poder judiciário de R$ 5 000,00, e vai receber depois de 2 anos. Qual o montante que Lucas receberá?

5. Diana fez um empréstimo de R$ 1 100,00 para pagar em 4 parcelas mensais, sendo que 3 parcelas são iguais e sem juros e a última com juros simples de 5% ao mês. O total de juros ela vai pagar junto com a última parcela. Qual o valor de cada uma das três primeiras parcelas e do último pagamento?

6. Jorge fez um empréstimo no banco no valor de R$ 2 300,00 para pagar depois de 3 meses a juros composto de 5% ao mês. Quanto ele deverá pagar?

7. Marcos aplicou R$ 2 300,00 a juros compostos de 2% ao mês por 11 meses. Qual é o montante que ela vai receber ao final desse período? 

8. De quantos por cento deve ser a taxa de juro mensal para que uma aplicação de R$ 4 000,00, a juro composto gere um montante de R$ 64 000,00 ao final de 6 meses?

9. Durante um semestre Maria aplicou a juro composto a quantia de R$ 50 000,00 à taxa de 2% ao mês. Determine quanto foi o rendimento dessa aplicação no período considerado.
Aula não presencial - Semana 09
Aula 01- Educação Física

Esporte de Campo e Taco:
O que é esporte de campo e taco? 
Categoria que reúne as modalidades que se caracterizam por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos. São exemplos dessa modalidade: beisebol, críquete e softbol.
Atividade: Faça uma pesquisa sobre o esporte BEISEBOL as principais regras do esporte escolhido, curiosidades e os principais países onde se é praticado. Anote-as na folha do bloco com identificação.

Abraço Prof. Gerson