segunda-feira, 6 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 08
Aula 09- Inglês
Hello people? How are you?
Today, we are going to study the first conditional sentences (Oração Condicional- Tipo 1). A Oração
condicional pode expressar uma condição provável ou possível de acontecer no presente e no futuro.
A Oração condicional (if clause) expressa uma condição e sempre aparece ligada a uma oração principal (main clause). If = Se. Estrutura: If + Sujeito + verbo principal no infinitivo , Sujeito + will ou won’t + verbo no infinitivo Pode-se inverter a ordem das orações sem alterar o significado, mas se ‘IF’ vier na primeira oração, colocasse vírgula entre elas.
Example:
If I am late, Mom will be angry. (Se eu estiver atrasada, mamãe ficará braba)
Mom will be angry if I am late. (Mamãe ficará brava se eu estiver atrasada)
If I find her address, I will send her an invitation. (Se eu achar o endereço dela, eu enviarei um convite a ela)
If I don’t see him this afternoon, I will phone him in the evening.(Se eu não ver ele esta tarde, eu liagarei para ele a tardinha)
If John has the money, he will buy a Ferrari. (Se João tiver o dinheiro, ele comprará uma Ferrari).







Aula não presencial - Semana 08
Aula 08- Educação Física
Qual a importância do alongamento?
Relaxar o corpo, ter uma postura correta, melhorar a circulação sanguínea e acabar com dores musculares e até cólicas menstruais. Esses são alguns dos benefícios que, segundo os especialistas, podem ser conseguidos com a prática de alongamento, que é composto por uma série de exercícios de movimento estático, que trabalha a musculatura e postura corporal na parte cervical, coluna, membros e regiões pélvica, torácica e lombar. A musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta. O alongamento vai justamente relaxar o estresse muscular, causado por um trabalho repetitivo. O corpo, após as diversas atividades do dia, tem a necessidade de passar por uma sessão de relaxamento, o que vai trazer o equilíbrio do corpo e da mente. Qualquer pessoa pode e deve fazer alongamento. O melhor horário para se fazer os exercícios é de manhã. Nesse horário o corpo está vindo de horas de relaxamento provocadas pelo sono, se preparando para iniciar um dia de atividades. Espreguiçar-se de manhã já é uma forma de colocar o corpo em movimento. Nessa hora ele está menos flexível do que à tarde. Mas para as pessoas que têm um dia de trabalho muito repetitivo e de má postura, como usuários de computador ou dentistas, o ideal é que também se faça alongamento após o trabalho. Antes da atividade física o objetivo do alongamento é evitar lesões. Depois, relaxar naturalmente a musculatura. Uma pessoa muito musculosa pode ter dificuldade em conseguir alongar por causa do encurtamento dos músculos. Se for seu caso, peça auxílio a um professor.

Atividade:
Uma sessão de alongamento todos os dias da semana conforme imagens abaixo; Se conseguir faça 2 uma pela manhã e uma pela noite; Não esqueça alongar lado esquerdo e direito; Mantenha a posição por 20 segundos; Mande uma foto.



Aula não presencial - Semana 08
Aula 07- Religião - Prof. Vilson
ASSUNTO DA SEMANA: Controle da minha raiva.
a) Leia com atenção o texto: “Competências socioemocionais: como lidar com a raiva” da autora Ana Carolina C D'Agostini.
b) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).
1. RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
a. Descreva com suas palavras o sentimento de raiva?
b. De acordo com o texto, que situações podem nos deixar com raiva?
c. Como expressamos a nossa raiva?
d. Quando devemos nos preocupar com a intensidade da nossa raiva?
e. Qual o lado positivo da raiva?
f. Indique alguns passos de como controlar a nossa raiva.

Keep calm and carry on. Mantenha a calma e continue.
Aula não presencial - Semana 08
Aula 06- Português
Leia: O que posso fazer para evitar a dengue?
Não existe vacina contra a dengue. Os carros chamados “fumacês”, que passam pelas ruas espalhando inseticidas, não são indicados. Eles apenas matam os mosquitos adultos e na verdade, dificilmente conseguem atingi-los. Outros métodos, como inseticidas de tomada, em aerossol ou raquetes elétricas também prometem acabar com o transmissor da doença. Mas nenhum deles consegue ser eficiente o bastante. Eliminar os numerosos mosquitos é uma tarefa muito difícil. Por isso, a melhor forma de combater a dengue é eliminando os criadouros dos mosquitos, locais onde eles colocam os ovos e se reproduzem. O Aedes aegypti não deixa seus ovos em qualquer lugar: a fêmea deposita os ovos em partes úmidas de vários recipientes que acumulam água limpa. Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem e originam as larvas. Você imagina onde podem estar esses recipientes? Acredite, eles estão muito próximos de você...O mosquito transmissor da dengue vive dentro mesmo de nossos lares, escondido sob cadeiras, mesas, armários, etc. Dessa forma, os locais que eles utilizam para colocarem seus ovos também fazem parte de nossas casas: são caixas d’água, barris, pratinhos de vasos de plantas, potes, tanques, jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados... Tudo muito perto da gente. É por isso que todos podemos ajudar a combater o mosquito.
Denise Moraes. Fragmento do texto: “Dengue é o fim da picada”.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.

Questão 1 – Identifique o meio mais eficiente de combate à dengue:
( ) a aplicação de inseticidas.
( ) o uso de raquetes elétricas.

( ) a eliminação dos criadouros dos mosquitos.

Questão 2 – No trecho “[...] dificilmente conseguem atingi-los.”, o vocábulo “los”
retoma:
( ) “Os carros chamados ‘fumacês’”.
( ) “inseticidas”.
( ) “os mosquitos adultos”.

Questão 3 – No segmento “[...] é uma tarefa muito difícil.”, “muito” desempenha o
papel de:
( ) explicar.
( ) intensificar.
( ) complementar.

Questão 4 – Em “Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem e originam
as larvas.”, a palavra sublinhada estabelece entre os fatos uma relação de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.

Questão 5 – Na oração “[...] os ovos eclodem e originam as larvas.”, o verbo destacado
poderia ser substituído por:
( ) “surgem”.
( ) “somem”.
( ) “estouram”.

Questão 6 – Na passagem “Acredite, eles estão muito próximos de você...”, o verbo
destacado foi empregado para exprimir:
( ) um alerta.
( ) um pedido.
( ) uma ordem.

Questão 7 – Releia este fragmento do texto:

“[...] potes, tanques, jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados...”

No fragmento acima, as reticências indicam:
( ) um clima de suspense.
( ) uma citação incompleta.
( ) a continuação dos locais.

Questão 8 – No período “É por isso que todos podemos ajudar a combater o
mosquito.”, a expressão grifada introduz:
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma conclusão.
Aula não presencial - Semana 08
Aula 05- Matemática
Juros compostos:
O regime de juros compostos é o mais utilizando na prática tanto pelas instituições do sistema financeiro, como pelas empresas comerciais e industriais. É, portanto muito útil para fazer cálculos financeiros no nosso dia a dia. Sua principal característica é que os juros de cada período são adicionados ao principal gerando novos juros no período seguinte. Na prática este efeito gera juros sobre juros, que matematicamente resulta em um resultado exponencial no longo prazo. Fórmula para calcular o montante no regime de juros compostos:

M= c.(1+i) n                                                                            
Onde:
M = montante, que é o valor futuro, de resgate, da aplicação.
c = capital, ou valor aplicado, também chamado de valor presente
i = taxa de juros
n = número de períodos

Importante notar que a taxa de juros deve estar no formato decimal e na mesma
unidade de tempo do número de períodos. Assim se temos a taxa em meses o número de períodos também deve estar em meses.
Exemplos:
1. Digamos que você aplicou R$ 300 por 12 meses a uma taxa de juros compostos de 1 % ao mês. Qual o montante desta aplicação? Temos então:
n= 12 meses
i= 1% ao mês = 1/100 = 0,01
Capital = R$ 300,00
E desejamos saber o montante desta aplicação.
Substituindo os valores na fórmula, teremos:
M=300. (1 + 0,01) 12
M= 300. 1,127 = 338,10
Se aplicarmos 300 reais por 12 meses a uma taxa de juros compostos
de 1% ao mês teremos ao final desta aplicação um montante de R$ 338,10.

2. Ao aplicar R$ 100,00 a juro composto à taxa de 10% ao mês durante
3 meses, qual o montante obtido ao final desse período?

M=?
c=100

i = 10  = 0,1
100 
t=3
M=100. (1 + 0,1) ³ =
M= 100. (1,1) ³
M = 100.1,331
M = 133,10

R: O montante será de R$ 133,10

Exercícios:
1. Lilian aplicou R$ 1500,00 a juro composto de 3% ao mês durante 12
meses. Qual o montante que ela vai receber ao final desse período?

2. Ao aplicar R$ 8000,00 por 3 meses a uma taxa de juros compostos de
100% ao mês, qual o montante obtido?

3. Fabiana fez um empréstimo de R$ 4 500,00 a juro composto com uma
taxa de 1% ao ano para pagar ao final de 2 anos. Quanto será o
montante pago no final desse período?

4. Para uma aplicação de 1 000,00 com taxa de juro de 1% ao mês por um
período de 12 meses, qual a diferença entre os rendimentos obtidos,
considerando o cálculo a juro composto e a juro simples?
Aula não presencial - Semana 08
Aula 04- Artes

ASSUNTO: Slogan / logotipo
Olá pessoal! Anualmente temos uma tarefa relacionada ao concurso do logotipo da Olimpíada Escolar, mas como este ano estamos vivendo uma situação atípica em que este evento não é possível, vamos trabalhar a ideia do logotipo, que é parte dos nossos conteúdos, de outra forma. Imagine que você precisa criar um logotipo para representar a turma do 9º ano. Quais são as características que você daria para este logotipo? Como você representaria seus colegas em um logotipo? Qual seria a forma? As cores e o tamanho? Usaria palavras, ou apenas letras?
-Para começar pegue uma folha, defina a forma e poderá cortar a folha na forma escolhida, depois deixe a criatividade fluir, crie um logotipo bem bacana para a turma de formandos de 2020. Deverá utilizar todo o espaço dentro da forma que você definiu Após terminar seu logotipo, fotografe e entregue através do Google Sala de Aula.
Bom trabalho e fique bem!
Aula não presencial - Semana 08
Aula 03- Geografia
ATIVIDADE SOBRE A EUROPA.
QUIZZ DA EUROPA COM PAÍSES/ CAPITAIS/ BANDEIRA/MAPA
Ler, observar os países e suas bandeiras e na sequência procurar sua capital observando novamente a bandeira e a localização no mapa da Europa. Esta atividade pode fazer com alguém, na espécie de um jogo de memória para ver quantos países e capitais acerta. Convide algum familiar para fazer esta atividade. 
Aula não presencial - Semana 08
Aula 02- História
ASSISTIR AO LINK REVOLUÇÃO RUSSA
OBSERVE O QUADRO:
MENCHEVIQUES E BOLCHEVIQUES.

MENCHEVIQUES
BOLCHEVIQUES
ORIGEM
DIVISÃO DO PARTIDO POSDR (PARTIDO OPERÁRIO SOCIAL DEMOCRATA RUSSO)
DIVISÃO DO PARTIDO POSDR (PARTIDO OPERÁRIO SOCIAL DEMOCRATA RUSSO)
SIGNIFICADO
‘’MAIORIA’’
‘’MINORIA’’
LÍDER
JULIUS MARTOV & GEORGY PLEKANOV
VLADIMIR LÊNIN & LEON TROTSKY
IDEIAIS
‘’DEFENDIAM PRIMEIRAMENTE O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO PARA DEPOIS IMPLANTAREM O SOCIALISMO.’’
‘’DEFENDIAM A IMPLEMENTAÇÃO IMEDIATA DO SOCIALISMO POR MEIO DA REVOLUÇÃO “DITADURA DO PROLETARIADO”
ESQUEMA
RÚSSIA > CAPITALISTA > SOCIALISTA
RÚSSIA > SOCIALISTA
RESPONSÁVEIS
INÍCIO DA REVOLUÇÃO DE FEVEREIRO, TAMBÉM CONHECIDA COMO REVOLUÇÃO LIBERAL (BRANCA)
INÍCIO DA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO, TAMBÉM CONHECIDA COMO REVOLUÇÃO COMUNISTA (VERMELHA)
APÓS TER ASSISTIDO  AS EXPLICAÇÕES, OBSERVAR O QUADRO E RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS:

1-Por que aconteceu a REVOLUÇÃO RUSSA?
2-Explique o que foi a NEP: NOVA POLITICA ECONÔMICA:
3-Quem eram os Bolcheviques e mencheviques?
4-O que foi o Domingo sangrento?
Observe o mapa mental da Revolução DA RÚSSIA.
5- Descreva três dos itens mencionados no mapa mental:
Aula não presencial - Semana 08
Aula 01- Alemão
Woche von 06.07.2020 bis 10.07.2020
Lehrerin: Frau Wiest
Hallo, wie geht es dir?
Realizar as atividades no seu livro e enviar as respostas ou uma foto do seu livro/caderno anexando-a preferencialmente no Google Sala de aula ou e-mail da professora: 
ana.wiest@edu.doisirmaos.rs.gov.br

ATENÇÃO para a correção das atividades da aula passada! Qualquer dúvida, me escrevam um e-mail, pois as atividades do class room são verificadas ao final do prazo de entrega, quando lhes dou o retorno. Fique ligad@ no prazo de entrega para a professora (postagem na plataforma, por e-mail ou WhatsApp da escola, pois atividades entregues com atraso já tiveram acesso ao arquivo com a correção, portanto serão consideradas diferentemente. Continue se empenhando na realização das tarefas!