quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Aula não presencial - Semana 15
Aula 10 - Religião - Prof. Vilson

ASSUNTO DA SEMANA: Semana da Pátria.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
a)Acompanhe e leia com atenção os textos abaixo.
b)O objetivo da atividade pedagógica está voltado para: a leitura, a interpretação e produção textual, a intertextualidade. A produção de texto, o desenvolvimento do pensamento crítico e a reflexão sobre ética, valores, civismo, patriotismo.
c)Desenvolva as atividades de Ensino Religioso na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).

ATIVIDADES PROPOSTAS:
O despertar da Cidadania através do Hino Nacional:
“Diante da inversão de valores morais e culturais, crescentes na sociedade atual e da ausência do espírito de cidadania, vemos a necessidade de encontrar meios que resgatem o patriotismo e o respeito à Nação Brasileira. Como ponto de partida para o desenvolvimento desta “consciência cívica”, valorizamos a utilização do Hino Nacional, como ferramenta principal de conhecimento e informação, no processo pedagógico do aluno. O Hino Nacional é um dos símbolos do Brasil. É uma poesia metafórica, em forma de música, que representa a nossa pátria e o povo que aqui vive. É também uma mostra de valores da nossa cultura, história e sociedade. Nele, está retratada a grandeza do nosso país, por si próprio e a importância das riquezas naturais do nosso território. A letra do hino é extensa e carregada de palavras pouco usadas no cotidiano, como “lábaro”, “colosso” e “impávido”. Com isso, muita gente tem dificuldade na memorização de todos os termos. Este trabalho é também para que os alunos tenham um olhar crítico e possam interpretar e compreender o que o autor quis dizer. Como justificativa também temos o projeto de Lei nº 12.031 de 21 de setembro de 2009, que “Altera a lei nº 5,700, de 1º de setembro de 1971, para determinar a obrigatoriedade de execução semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino fundamental”. 
Em 21 de setembro de 2009 foi aprovado o projeto de Lei nº 12.031 que determina a obrigatoriedade de execução semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino básico. Mas a letra do hino é extensa e carregada de palavras pouco usadas no cotidiano, como “lábaro”, “colosso” e “impávido”. Com isso, muita gente tem dificuldade na memorização todos os termos e compreender o que aquelas palavras significam. Então este projeto que vamos realizar juntos tem como objetivo analisar o hino criticamente para que possamos primeiramente compreender o que o autor quis dizer, e também resgatar o patriotismo e o respeito à Nação Brasileira, entendendo que o Hino Nacional é um dos símbolos do Brasil e representa, através de metáforas, a nossa pátria, o povo que aqui vive. Sendo também uma mostra de valores da nossa cultura, história e sociedade.

O QUE O HINO REPRESENTA: 
1-O hino mostra a soberania, a identidade, a história, os valores, as riquezas de um país. Mas o que isso significa isso? Explique com suas palavras.
R.:
2-Vamos fazer essa reflexão respondendo às seguintes questões: 
a)O Hino é um símbolo de um país, de um Estado ou de uma cidade. A cidade de Dois Irmãos tem hino próprio. Veja abaixo e identifique as palavras que dão significado ao nome de nossa cidade.

Hino do Município de Dois Irmãos
Existe um bom lugar ao pé da serra,
lindo e onde gosto de morar.
Praças, pontes, flores e cascatas…
Lugar onde alegria está no ar!
Um doce de cidade.

História grandiosa
Agricultura, indústria, escola, natureza majestosa!
Dois Irmãos, batizado por morros
Que são dois irmãos, verdes morros
Que estão lado a lado em canção.

Depois de muito tempo em travessia
Num barco a deriva pelo mar
Chegaram em terra firme os imigrantes
Para sempre São Miguel irão celebrar.

Um Doce de Cidade, gente amiga e hospitaleira.
Trabalho, empenho e fé: esperança a vida inteira!
Dois Irmãos, batizado por morros
Que são dois irmãos, verdes morros
Que estão lado a lado em canção. Dois Irmãos, Dois Irmãos!
R.:
b)Qual a cultura que deu origem à organização da cidade de Dois Irmãos?
R.:
c) Que valores, atitudes, símbolos, etc. representam a identidade do povo de Dois Irmãos?
R.:
d) Os valores que caracterizam o povo são o pilar sobre o qual a cidade ou nação é construída. O Brasil está sendo construído sobre pilares sólidos? Por quê?
R.:
e) De que forma você de fato contribui como cidadão para a melhoria da nossa cidade?
R.:

“Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela.” (John Kennedy)

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