domingo, 2 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 05 - Matemática

MONÔMIOS OU TERMOS ALGÉBRICOS
Todo produto de números reais, expresso ou não por letras é chamado de monômio ou termo algébrico.
Exemplos:
a) 5x c) -xyz
b) 3a² d)-7ab³c²
PARTES DE UM MONÔMIO:
Em um monômio temos:
Coeficiente: número;
Parte Literal: é formada de letras com seus respectivos expoentes.

Aula não presencial - Semana 12
Aula 04 - Português

INTERPRETAÇÃO

Namoro precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos

“Toda menina que enjoa da boneca é o sinal que o amor já chegou ao coração”. Essa famosa música de Luiz Gonzaga tem sido uma realidade na vida de muitos adolescentes. Meninos e meninas entre 12 e 16 anos têm entrado em relacionamentos sérios cada vez mais cedo. E o dia 12 de junho será o primeiro Dia dos Namorados para muitos deles. Laryssa Oliveira, de 12 anos e Matheus Henrique, de 14 anos, estão juntos há 6 meses. Esse é o primeiro namoro do casal e consequentemente será a primeira vez que os pombinhos vão comemorar o Dia dos Namorados. A estudante diz que preferiu contar logo para a mãe sobre o início do relacionamento com Matheus. “Conheci ele na igreja que estou frequentando. Começamos a namorar e desde então percebi que estava rolando alguma coisa entre a gente. Sou bastante próxima da minha mãe e não quis esconder essa situação dela. Mesmo sendo muito nova, minha mãe aceitou o namoro e estamos bem juntos, não me arrependo de ter aberto o jogo. Hoje, namoro em casa e não preciso esconder nada de ninguém”, conta Oliveira.
(Adaptado de http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2013/06/namoro-precoce-entre-
jovens-gera-discussao-entre-pais-e-filhos.html)

RESPONDA ÀS PERGUNTAS REFERENTES AO TEXTO

1. A palavra precoce presente no título do texto é um adjetivo. Qual o
sentido dela?
2. O que o autor quis dizer com o trecho da música que inicia o
texto?
3. Qual foi a atitude da menina logo que começou a namorar?
4. Onde foi que os namorados conheceram-se?
5. Comente o que você achou da atitude da Laryssa sobre o namoro.
6. A palavra que inicia o texto “Toda” poderia ser substituída por qual
alternativa abaixo sem erro gramatical ou mudança de sentido?
a) Qualquer
b) Mesma
c) Outra
d) Nenhuma
e) Todas
7. De acordo com o texto, qual é a idade em que jovens começar a
namorar sério cada vez mais cedo?
a) Qualquer idade.
b) Com mais de 16 anos.
c) De 12 a 16 anos.
d) De 13 a 17 anos.
e) A partir dos 13 anos.
8. “Conheci ele na igreja que estou frequentando”. De quem é essa
fala?
a) Luiz Gonzaga.
b) Matheus.
c) Henrique.
d) Laryssa.
e) O autor do texto.
9. A criação deste texto surgiu com a intenção de publicar o quê?
a) Uma redação escolar.
b) Uma receita de bolo.
c) Um livro com uma história de amor.
d) Uma biografia.
e) Uma notícia.
10. Podemos entender que Laryssa e Matheus costumam se
encontrar onde?
a) Somente na escola onde estudam.
b) Na igreja e na escola.
c) Na fazenda do avô de Matheus.
d) Na casa de Laryssa e na escola.
e) Na igreja e na casa de Laryssa.
Aula não presencial - Semana 12
Aula 03 - Arte

ASSUNTO: Op Art
Nas últimas semanas tivemos um trabalho um pouco mais extenso, envolvendo pesquisa sobre períodos importantes da Arte. Nesta semana vamos focar no período da OP ART trabalhando com imagens.

Para relembrar o que é Op Art? 
Op Art é um movimento artístico também chamado de Arte Óptica, ou optical art em inglês. Suas obras são baseadas em ilusões de ótica, um recurso visual que confunde a visão humana, fazendo ver formas diferentes dependendo do ângulo em que se vê a imagem em questão. A Op Art usa da ilusão de óptica para criar movimento nas obras, com grafismos e estampas que variam conforme os olhos humanos percorrem a figura.

Em anexo na atividade seguem duas imagens, desenhos para colorir, representando a OP ART. Quem puder imprimir para colorir, poderá fazê-lo. Caso a impressão não seja possível faça o desenho, para colorir depois. Você poderá usar diversas cores ou preto e branco, mas lembre-se que deve criar uma sequência de pintura para que aconteça a ilusão de ótica.

Os trabalhos deverão ser fotografados e entregues na plataforma Google Sala de Aula.
Bom trabalho!
D.I.Y. Cupcake: D.I.Y. Op Art Stools, a guest how to guide. em ...
                    Op Art Hearts Coloring Pages | Arte fundamental, Atividades de ...                                   
Aula não presencial - Semana 12
Aula 02 - Inglês

Hi guys! What’s up? Another text for you. Before, let me explain the differences of texts:
Factual text: merely (meramente) seeks to inform (procura informar) something. Factual text is concerned (diz respeito) with facts or contains facts.
Literary text: A literary text seeks to entertain (procura entreter) the reader (o leitor) by using creative language and imagery (imagens).
Persuasive text: It is a text, which the mains purpose (propósito principal) is to present a point of view (ponto de vista) and seeks to persuade (procura persuadir) the reader. A persuasive text can be an argument, exposition, discussion, review (crítica) or even (mesmo) and advertisement (anúncio).

1- Look at the text below (abaixo). What type of text do you think it is?
    a) Factual text  b) Literary text  c) Persuasive text


2. How would you describe the main character of the text? (Como você descreveria o personagem principal do texto?)

a. Gender (Gênero):        
( ) male ( ) female

b. Etnicity (Etnia)
( ) black ( ) white

c. Occupation:
( ) Blogger ( ) Train operator

d. Nationality:
( ) American ( ) Non-American

3. Read the excerpt below. What does it mean? (Leia o texto abaixo. O que quer dizer?) If they asked what she did, she would say vaguely, “I write a lifestyle blog”.
a)People used to (costumavam) ask her about her job (ocupação), but don’t do it anymore (não mais)
b) People always (sempre) ask her about (sobre) her job, but she never (nunca) answers (respondia).
c) In the event of being asked (ser perguntada), her answer would not be accurate (precisa/exata). 

4. What is the title of the blog mentioned in the text? (Qual é o título do blog mencionado no texto?)
5. What is the blog mentioned about? (Sobre o que o blog fala?)
a. Ethnicity issue (questão de etnia) in the United States.
b. Prejudice (preconceito) against (contra) black immigrants in the United States.
6. What is the best translation for vaguely in the text? (Qual é a melhor tradução da palavra ‘vaguely’?)
7. What is the motive for her to answer vaguely? (Qual é o motivo dela ter respondido ‘vaguely”?)
a. People would feel uncomfortable (desconfortáveis) if she didn’t (se ela não tivesse).
b. People would laugh (rir) is she didn’t.
  
Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br

sábado, 1 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 01 - Alemão

Woche von 03.08.2020 bis 07.08.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Liebe Schüler / Querid@s alun@s! Como vocês estão?

Para acessar as atividades clique no link: https://drive.google.com/file/d/1XpbnVBHSGHAo5RKISxduc10Qyc-tZnap/view?usp=sharing

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 09 - Ciências

Oie, tudo bem? Seguindo o conteúdo, falaremos sobre Íons. Para cumprir a tarefa, vocês devem:
→ assistir ao vídeo sobre Íons publicado no link: 

→ completar a tabela, conforme o exemplo, e postar na plataforma.
Elemento químicoNúmero atômicoDistribuição eletrônicaPerde ou ganha elétrons para ficar estável?Cátion ou ânion?Representação
Magnésio12K=2; L=8; M=2Perde 2 elétronsCátionMg+2
Potássio





Estrôncio





Flúor





Enxofre





Astato





Alumínio





Césio





domingo, 26 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 08 - Educação Física

Nesta semana vamos realizar uma leitura de um artigo, de preferência convide toda a família para participar da leitura. O objetivo dessa atividade é para vocês pensarem sobre o assunto, pois na próxima semana estarei encaminhando um trabalho relacionado. Boa leitura!

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA
A prática de atividade física é, sem dúvida, essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida. Inúmeros estudos demonstram como a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora, até mesmo, nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias. A seguir, listaremos os principais benefícios de se praticar atividades físicas e também os riscos de se ter uma vida sedentária.
→ A importância da atividade física na promoção da saúde:
As atividades físicas geram uma grande quantidade de benefícios para o nosso corpo e também para nossa mente. É por isso que a prática dessas atividades é tão recomendada por todos os profissionais de saúde. A seguir, listaremos alguns dos benefícios já reconhecidos a respeito da importância das atividades físicas: A atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. As atividades físicas controlam os níveis de colesterol. A atividade física pode ser uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade. A atividade física melhora o condicionamento muscular e também cardiorrespiratório. A atividade física provoca uma série de mudanças no organismo, tais como o ganho de massa muscular, que está diretamente relacionado com a melhora da autoestima. A atividade física é importante para o controle de peso. Atividade física melhora dores e diminui a incapacidade funcional. A prática de atividades físicas melhora a qualidade do sono. As atividades físicas melhoram o desempenho cognitivo. A prática de atividades físicas reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.
A atividade física é importante no processo de envelhecimento, uma vez que um idoso ativo apresenta mais autonomia para realizar as atividades do seu dia a dia. Além disso, idosos que praticam atividades físicas apresentam menos riscos de sofrerem quedas, as quais podem ser graves em certas idades. A atividade pode melhorar o convívio social. A atividade física dá mais disposição para a realização das atividades diárias.
→ Quantos minutos de atividades físicas é o ideal?
Apesar de muitas pessoas afirmarem que não possuem tempo para a realização de atividade física, as recomendações diárias são relativamente baixas e podem ser incluídas na agenda de atividades diárias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a recomendação: 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, o que corresponde a um pouco mais de 20 minutos diários de atividades. 75 minutos semanas de atividade física de maior intensidade, o que corresponde a pouco mais de 10 minutos por dia. Mudar um hábito de vida é extremamente difícil, entretanto, incluir exercícios na sua rotina é fundamental para a saúde. Diante dessa necessidade, o Ministério da Saúde dá quatro dicas importantes para começar a prática de atividades físicas: Encontre um local adequado para praticar as atividades físicas, como parques, praças e similares; Comece com uma atividade que não exige alto preparo físico; Praticar atividade física perto de casa não exigindo grandes deslocamentos, o que ajuda na manutenção desse hábito; Procure atividades realizadas por várias pessoas, inclusive do seu círculo de amizade, o que poderá ser um estímulo a mais.
→ Riscos do sedentarismo
O sedentarismo pode ser definido, de uma maneira resumida, como a falta da prática de exercícios físicos regulares. Muitas pessoas em nosso planeta são sedentárias e esse hábito, juntamente com uma alimentação inadequada, tem gerado uma série de problemas graves para a saúde da população. Como sabemos, a atividade física é uma maneira importante de prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, tais como problemas cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. As pessoas sedentárias apresentam até 30% mais riscos de desenvolver esses problemas. Não podemos nos esquecer ainda da obesidade que é também um problema de saúde crônico, que além de afetar negativamente a saúde física da pessoa, afeta diretamente a autoestima.
A prática de atividades físicas melhora a autoestima e alivia o estresse. Percebemos, portanto, que a atividade física é importante nos mais variados aspectos da nossa vida e é essencial para uma vida mais saudável e um envelhecimento tranquilo. Procure seu médico e comece o quanto antes a mudar sua vida.

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 07 - Religião - Prof. Vilson

OBSERVAÇÕES:
O estudante deve registrar o conteúdo e data no caderno de Ensino Religioso. As atividades devem ser feitas na plataforma Classroom. Para realizar as atividades da Plataforma Classroom deve-se utilizar o email institucional (aquele criado junto a escola: [...]@edu.doisirmaos.rs.gov.br.

ASSUNTO DA SEMANA: Como lidar com a solidão?a) Como esta disciplina é de ordem intercultural e inter-religiosa, cabe-nos aqui pensar na perspectiva de diferentes visões de mundo. Por isso, assista atentamente a fala da Monja Coen:
b) Anote as ideias principais em seu caderno.
c) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta
onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).
ATIVIDADES:
1. O que é um vazio contínuo pelo Budismo?
2. Por que é tão comum o sentimento de tristeza profunda e solidão entre os jovens?
3. Como lidar com o sentimento de solidão?
4. A experiência da solidão é a experiência do vazio? Ou é a experiência de plenitude?
5. O que fazer quando tudo é incerto?
6. Como ver que as coisas valem à pena?
7. O que é o sutra do coração da sabedoria perfeita?
Aula não presencial - Semana 11
Aula 06 - Português

Oi alunos! Atividade para esta semana: Pesquise sobre a vida e as obras de um(a) escritor(a) e depois com as informações coletadas elabore um texto bem criativo.
OBS: Fazer no google classroom, ou enviar para o e-mail maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 11
Aula 05 - Inglês

Hello group? Are you all well? Gostaria que todos vocês dessem uma olhadinha nos arquivos para ver se não tem nenhum trabalho pendente. Em alguns casos, eu pedi para refazerem e em outros casos o arquivo veio vazio. Deixei recado, mas até hoje eu não tive retorno. 
Another text interpretation this week, which I digitalized from your book. The text is about the Alaska Natives (Nativos do Alasca). O glossário encontra-se no final dos textos.


Glossary (Enumerado de acordo com o texto. As palavras se repetem muitas vezes).
  1. Tribe: tribo from : de entrance: entrada ceremony: cerimônia sponsored: patrocinado by: por
  2. Nets: redes salmon: salmão fishing: pescaria aboard: a bordo vessel: embarcação
  3. Which: que of about: cerca de bush town: cidade rural is seen: é vista there is: há jail: cadeia/prisão
  4. After dinner: depois do jantar grandfather: avô remote village: vila remota (longe)
  5. Pulls out: puxa paiting: pintura learned: ficou sabendo colon cancer: câncer de colon later: mais tarde treatments: tratamentos only: apenas nurse practitioner: enfermeira especializada health aides: Postos de Saúde
  6. 6 – Children: crianças puddle: poça da água Bay: Bahia censos data: dados do censo western: oeste coast: costa
1) What is the main (principal) purpose (propósito) of these photos. Choose the correct alternative.
a)It is to entertain (entreter) the reader (leitor) with pictures.
b)It is to inform people about the life (vida) of Alaska natives.
c)It is to present beautiful tourist places.

2)According to the photo essay (ensaio fotográfico), answer (responda) the questions below (abaixo). Use the dictionary to help you.
a)What (O que) is the “Celebration”? How (Como) do the natives dress (vestem-se) in this event?
b)Describe the town (cidade) of Bethel.
c)How are (são) the native houses?
d)How are the native clothes (vestuário)?
3)Choose the words to complete the sentences. (Escolha uma das palavras para completer as frases)
a)The photo essay presents (apresenta) pictures to tell (dizer) an invented / a true story.
b)The photo essay is a journalistic / fictional text.
c)The photo essay reports (relata) about future /general events.
4)What do you know about Alaska and the life of its natives? O que você sabe sobre o Alaska e a vida dos seus nativos. Responda em Português.

Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br