segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 08 - Educação Física

A atividade desta semana é referente à leitura do artigo da semana passada sobre o sedentarismo.
Responda os seguintes questionamentos:
1 – Quantas pessoas moram na sua casa?
2 – Quantas pessoas praticam atividade física?
3 – Quantas não praticam atividade física?
4 – Qual a regularidade?
( ) 1 a 2 vezes por semana
( ) 3 vezes por semana
( ) mais de 3 vezes por semana
5 – Cite quais atividades são realizadas.
6 – Na sua família existe problemas de diabetes, colesterol ou hipertensão?
7 – Após a leitura do artigo, alguém da sua família começou a realizar alguma atividade física?
Aula não presencial - Semana 12
Aula 07 - História

PROSSEGUIMENTO AO ASSUNTO SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
AULA NO MEET:
Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade no século XX, ocorrido entre 1939 e 1945. As operações militares envolveram 72 nações, resultaram em 45 milhões de mortes, 35 milhões de feridos e 3 milhões de desaparecidos. Calcula-se que o custo total da Segunda Guerra Mundial chegou a 1 trilhão e 385 milhões de dólares.

Início da Guerra
O conflito foi dividido em três fases:
As vitórias do Eixo (1939-1941);
O equilíbrio das forças (1941-1943);
A vitória dos Aliados (1943-1945).

A 2ª Guerra Mundial, se iniciou com a invasão da Polônia pela Alemanha no dia 1º de setembro de 1939. Ela terminou com a rendição da Alemanha em 8 de maio de 1945. No Pacífico, as batalhas continuariam até a capitulação do Japão em 2 de setembro de 1945.

As principais frentes de batalha eram formadas pelas:
As nações do Eixo (integrado por Alemanha, Itália e Japão);
As nações Aliadas (Grã-Bretanha, União Soviética e Estados Unidos).

Vitórias do Eixo
A primeira fase da 2ª Guerra Mundial ocorreu com a invasão da Polônia pela Alemanha em 1939. Essa fase foi classificada como Sitzkrieg, que significa guerra de mentira. Na tentativa de barrar as incursões do chanceler alemão Adolf Hitler (1889 - 1945), os governos de França e Grã-Bretanha impuseram bloqueios econômicos à Alemanha. No entanto, não chegaram ao conflito direto.

Eficaz no campo de batalha, a Alemanha realizou em 1940, uma operação em que combinou ataques terrestres, aéreos e navais para ocupar a Dinamarca. Assim, a Sitzkriegpassou a ser chamada de Blitzkrieg, que significa guerra relâmpago. O exército alemão também tomou a Noruega como forma de salvaguardar a proteção do comércio de aço com a Suécia e marcar posição contra a Grã-Bretanha. Para tanto, foi ocupado o porto norueguês de Narvik.

Ainda em 1940, Hitler ordenou a invasão da Holanda, o que ocorreu em maio daquele ano. A Alemanha invadiu, ainda, a Bélgica e as tropas francesas e inglesas foram cercadas em Dunquenque, uma cidade portuária francesa. 

Invasão da França
Hitler passeia em Paris acompanhado de seus colaboradores.

A reação das forças francesas e inglesas não impediram que o exército alemão rompesse a linha Maginot e invadisse a França. A linha Maginot era constituída por um sistema de trincheiras na divisa com a Alemanha. Como resposta ao ataque, a França assinou o armistício com a Alemanha e em 14 de junho, Paris foi declarada cidade aberta. Dividida em duas áreas, a França viveria até 1944, o chamado governo de Vichy, sob influência nazista. Dias antes, a Itália, aliada da Alemanha, declarava guerra à França.

Batalha da Inglaterra

Ainda em 1940, no dia 8 de agosto, a Alemanha bombardeou as cidades britânicas e o parque industrial inglês com a Luftwaffe, a força aérea alemã. Assim começou a batalha contra a Grã-Bretanha, que durou até 27 de setembro. O exército inglês conseguiu neutralizar as forças alemãs, principalmente pelas ações da força aérea.

Além do êxito em seu próprio território, o governo da Grã-Bretanha ordenou incursões em solo alemão. Isto levou Adolf Hitler adiar os planos de invasão na chamada Operação Leão do Mar. A despeito do fracasso, a Alemanha ainda prosseguiu com a missão de isolar a Grã-Bretanha. Em 1941, o exército de Hitler chegou à Líbia, com objetivo de conquistar o canal de Suez.

Esse período foi marcado pelo fracasso da Itália na África Central e a adesão ao Eixo pelos governos da Romênia, Hungria e Bulgária. Em maio de 1941, foram ocupadas a Iugoslávia e a Grécia, resultando no esperado isolamento da Grã-Bretanha. 

Equilíbrio de Forças
Com a vitória soviética em Stalingrado, os nazistas não conquistaram mais nenhum território.

O chamado equilíbrio das forças caracteriza a fase intermediária da Segunda Guerra Mundial, 1941.
Esta etapa se inicia com a invasão da União Soviética, liderada por Stalin, pelos alemães, e termina em 1943, com a capitulação da Itália. A invasão da União Soviética é denominada "Operação Barborosa" e tinha como finalidade a conquista de Leningrado (hoje São Petersburgo), Moscou, Ucrânia e Cáucaso. A entrada do exército alemão ocorreu pela Ucrânia e, posteriormente, pela chegada à Leningrado. Quando as forças de Hitler chegaram a Moscou, em dezembro de 1941, foram contidas pela contraofensiva do Exército Vermelho.

Batalhas no Pacífico

Paralelo ao conflito na Europa, as forças do Japão e dos Estados Unidos tinham as relações estremecidas. Em 1941, o Japão invadiu a Indochina francesa. Como consequência, em novembro daquele ano, os EUA decretaram o embargo comercial ao Japão, exigindo a desocupação da China e Indochina. Em meio a negociações diplomáticas entre EUA e Japão, o segundo bombardeou a base naval de Pearl Harbor, no Havaí, e prosseguiu em ofensiva contra a Ásia meridional e no Pacífico.

Os japoneses invadiram a Malásia Britânica, o porto de Cingapura, a Birmânia, a Indonésia e as Filipinas. Além disso, a Alemanha e a Itália declararam guerra aos Estados Unidos. No meio da tensão, o Japão ocupou o porto de Hong Kong e ilhas no Oceano Pacífico que pertenciam à Grã-Bretanha e aos Estados Unidos. Até janeiro de 1942, a ofensiva japonesa resultou na conquista de 4 milhões de quilômetros quadrados e o comando de uma população de 125 milhões de habitantes.

A cenário geral da Segunda Guerra Mundial começa a mudar ao final de 1942, quando os Aliados passam a ter êxito contra os ataques do Eixo. A Batalha de Stalingrado marca essa fase, alterando o curso do conflito. O Japão sofre importantes derrotas no Pacífico, sendo impedido de conquistar a Austrália e o Havaí. As forças britânicas e americanas também tiveram êxito na Líbia e Tunísia. A partir do Norte da África, os Aliados desembarcam na Sicília e invadem a Itália, em 1943.

Fim da Guerra: vitória dos aliados
O desembarque das tropas americanas e britânicas nas costas da França foi o começo da liberação do país. A partir da capitulação da Itália, a Segunda Guerra Mundial entra na terceira fase, que termina com a rendição do Japão em 1945.

Na Itália, o governo de Benito Mussolini (1883-1945) é destituído pelo rei Vítor Emanuel III em julho de 1943. No mês de setembro do mesmo ano, após firmar o armistício com os Aliados, a Itália é retirada do conflito. Após esse ponto, a Itália declara guerra à Alemanha em outubro de 1943. Em abril de 1945, após a captura das forças nazistas na Itália, Mussolini tenta uma fuga para a Suíça, mas termina por ser fuzilado pela resistência. O cerco à Alemanha foi fechado, justamente, com a queda da Itália. Em paralelo, em 1944, os soviéticos libertaram a Romênia, a Hungria, a Bulgária e a Tcheco-Eslováquia.

Em 6 de junho daquele ano ocorreu o Dia D. Nesse momento, o exército dos Aliados desembarca na Normandia, norte da França, resultando no recuo dos alemães e a libertação da França. Ainda na Europa, o Exército Vermelho liberta a Polônia em janeiro de 1945, conquista a Alemanha e derrota o III Reich. Em maio, o conflito termina na Europa. Do outro lado do mundo, no Pacífico, os Estados Unidos fecham o cerco contra o Japão e no fim de 1944, conquistam as ilhas Marshall, Carolinas, Marianas e Filipinas. A Birmânia é conquistada em 1945 e os EUA ocupam a ilha de Okinawa.

Sob intenso bombardeio, o Japão sofre a pior ofensiva bélica da Segunda Guerra Mundial. Em 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos jogam uma bomba atômica sobre Hiroshima. Em 9 de agosto fazem o mesmo em Nagasaki. A rendição do Japão é assinada em 2 de setembro de 1945, pondo fim ao conflito. 

O Brasil na Segunda Guerra Mundial
O Brasil só entrou no conflito ao fim, em 1944, permanecendo em combate durante sete meses. A participação ficou a cargo da FEB (Força Expedicionária Brasileira), formada em 9 de agosto de 1943 e integrada por um contingente de 25.445 soldados. Três mil soldados ficaram feridos no conflito e 450 morreram.

Leia mais em: Brasil na Segunda Guerra.

Causas da Segunda Guerra Mundial
Entre os fatores que culminaram com a 2ª Guerra Mundial está o descontentamento da Alemanha com o desfecho da Primeira Guerra Mundial. A Alemanha perdeu parte do território e foi obrigada a retificar o Tratado de Versalhes e a pagar os dados civis resultantes da 1ª Guerra Mundial. A realidade alemã era marcada pela fragilidade econômica, alta inflação e acúmulo de problemas sociais. A ascensão do Nazismo, partido fundado por Hitler, contribuiu para a retomada do aparelhamento militar e difusão do nacionalismo. Essa está entre as justificativas para o chamado Holocausto, que foi o assassinato em escala industrial de judeus. Igualmente foram assassinados descapacitados mentais e físicos, comunistas, homossexuais, religiosos e ciganos.
Aula não presencial - Semana 12
Aula 06 - Geografia 

ESTUDO DA ÁSIA: AS PAISAGENS DA ÁSIA.



  • As paisagens são semelhantes? Onde se localizam?
  • Quais as condições de termos, dentro do mesmo continente, paisagens tão diferentes?
  • Mas porque são tão díspares?

domingo, 2 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 05 - Matemática

MONÔMIOS OU TERMOS ALGÉBRICOS
Todo produto de números reais, expresso ou não por letras é chamado de monômio ou termo algébrico.
Exemplos:
a) 5x c) -xyz
b) 3a² d)-7ab³c²
PARTES DE UM MONÔMIO:
Em um monômio temos:
Coeficiente: número;
Parte Literal: é formada de letras com seus respectivos expoentes.

Aula não presencial - Semana 12
Aula 04 - Português

INTERPRETAÇÃO

Namoro precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos

“Toda menina que enjoa da boneca é o sinal que o amor já chegou ao coração”. Essa famosa música de Luiz Gonzaga tem sido uma realidade na vida de muitos adolescentes. Meninos e meninas entre 12 e 16 anos têm entrado em relacionamentos sérios cada vez mais cedo. E o dia 12 de junho será o primeiro Dia dos Namorados para muitos deles. Laryssa Oliveira, de 12 anos e Matheus Henrique, de 14 anos, estão juntos há 6 meses. Esse é o primeiro namoro do casal e consequentemente será a primeira vez que os pombinhos vão comemorar o Dia dos Namorados. A estudante diz que preferiu contar logo para a mãe sobre o início do relacionamento com Matheus. “Conheci ele na igreja que estou frequentando. Começamos a namorar e desde então percebi que estava rolando alguma coisa entre a gente. Sou bastante próxima da minha mãe e não quis esconder essa situação dela. Mesmo sendo muito nova, minha mãe aceitou o namoro e estamos bem juntos, não me arrependo de ter aberto o jogo. Hoje, namoro em casa e não preciso esconder nada de ninguém”, conta Oliveira.
(Adaptado de http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2013/06/namoro-precoce-entre-
jovens-gera-discussao-entre-pais-e-filhos.html)

RESPONDA ÀS PERGUNTAS REFERENTES AO TEXTO

1. A palavra precoce presente no título do texto é um adjetivo. Qual o
sentido dela?
2. O que o autor quis dizer com o trecho da música que inicia o
texto?
3. Qual foi a atitude da menina logo que começou a namorar?
4. Onde foi que os namorados conheceram-se?
5. Comente o que você achou da atitude da Laryssa sobre o namoro.
6. A palavra que inicia o texto “Toda” poderia ser substituída por qual
alternativa abaixo sem erro gramatical ou mudança de sentido?
a) Qualquer
b) Mesma
c) Outra
d) Nenhuma
e) Todas
7. De acordo com o texto, qual é a idade em que jovens começar a
namorar sério cada vez mais cedo?
a) Qualquer idade.
b) Com mais de 16 anos.
c) De 12 a 16 anos.
d) De 13 a 17 anos.
e) A partir dos 13 anos.
8. “Conheci ele na igreja que estou frequentando”. De quem é essa
fala?
a) Luiz Gonzaga.
b) Matheus.
c) Henrique.
d) Laryssa.
e) O autor do texto.
9. A criação deste texto surgiu com a intenção de publicar o quê?
a) Uma redação escolar.
b) Uma receita de bolo.
c) Um livro com uma história de amor.
d) Uma biografia.
e) Uma notícia.
10. Podemos entender que Laryssa e Matheus costumam se
encontrar onde?
a) Somente na escola onde estudam.
b) Na igreja e na escola.
c) Na fazenda do avô de Matheus.
d) Na casa de Laryssa e na escola.
e) Na igreja e na casa de Laryssa.
Aula não presencial - Semana 12
Aula 03 - Arte

ASSUNTO: Op Art
Nas últimas semanas tivemos um trabalho um pouco mais extenso, envolvendo pesquisa sobre períodos importantes da Arte. Nesta semana vamos focar no período da OP ART trabalhando com imagens.

Para relembrar o que é Op Art? 
Op Art é um movimento artístico também chamado de Arte Óptica, ou optical art em inglês. Suas obras são baseadas em ilusões de ótica, um recurso visual que confunde a visão humana, fazendo ver formas diferentes dependendo do ângulo em que se vê a imagem em questão. A Op Art usa da ilusão de óptica para criar movimento nas obras, com grafismos e estampas que variam conforme os olhos humanos percorrem a figura.

Em anexo na atividade seguem duas imagens, desenhos para colorir, representando a OP ART. Quem puder imprimir para colorir, poderá fazê-lo. Caso a impressão não seja possível faça o desenho, para colorir depois. Você poderá usar diversas cores ou preto e branco, mas lembre-se que deve criar uma sequência de pintura para que aconteça a ilusão de ótica.

Os trabalhos deverão ser fotografados e entregues na plataforma Google Sala de Aula.
Bom trabalho!
D.I.Y. Cupcake: D.I.Y. Op Art Stools, a guest how to guide. em ...
                    Op Art Hearts Coloring Pages | Arte fundamental, Atividades de ...                                   
Aula não presencial - Semana 12
Aula 02 - Inglês

Hi guys! What’s up? Another text for you. Before, let me explain the differences of texts:
Factual text: merely (meramente) seeks to inform (procura informar) something. Factual text is concerned (diz respeito) with facts or contains facts.
Literary text: A literary text seeks to entertain (procura entreter) the reader (o leitor) by using creative language and imagery (imagens).
Persuasive text: It is a text, which the mains purpose (propósito principal) is to present a point of view (ponto de vista) and seeks to persuade (procura persuadir) the reader. A persuasive text can be an argument, exposition, discussion, review (crítica) or even (mesmo) and advertisement (anúncio).

1- Look at the text below (abaixo). What type of text do you think it is?
    a) Factual text  b) Literary text  c) Persuasive text


2. How would you describe the main character of the text? (Como você descreveria o personagem principal do texto?)

a. Gender (Gênero):        
( ) male ( ) female

b. Etnicity (Etnia)
( ) black ( ) white

c. Occupation:
( ) Blogger ( ) Train operator

d. Nationality:
( ) American ( ) Non-American

3. Read the excerpt below. What does it mean? (Leia o texto abaixo. O que quer dizer?) If they asked what she did, she would say vaguely, “I write a lifestyle blog”.
a)People used to (costumavam) ask her about her job (ocupação), but don’t do it anymore (não mais)
b) People always (sempre) ask her about (sobre) her job, but she never (nunca) answers (respondia).
c) In the event of being asked (ser perguntada), her answer would not be accurate (precisa/exata). 

4. What is the title of the blog mentioned in the text? (Qual é o título do blog mencionado no texto?)
5. What is the blog mentioned about? (Sobre o que o blog fala?)
a. Ethnicity issue (questão de etnia) in the United States.
b. Prejudice (preconceito) against (contra) black immigrants in the United States.
6. What is the best translation for vaguely in the text? (Qual é a melhor tradução da palavra ‘vaguely’?)
7. What is the motive for her to answer vaguely? (Qual é o motivo dela ter respondido ‘vaguely”?)
a. People would feel uncomfortable (desconfortáveis) if she didn’t (se ela não tivesse).
b. People would laugh (rir) is she didn’t.
  
Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br

sábado, 1 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 01 - Alemão

Woche von 03.08.2020 bis 07.08.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Liebe Schüler / Querid@s alun@s! Como vocês estão?

Para acessar as atividades clique no link: https://drive.google.com/file/d/1XpbnVBHSGHAo5RKISxduc10Qyc-tZnap/view?usp=sharing

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 09 - Ciências

Oie, tudo bem? Seguindo o conteúdo, falaremos sobre Íons. Para cumprir a tarefa, vocês devem:
→ assistir ao vídeo sobre Íons publicado no link: 

→ completar a tabela, conforme o exemplo, e postar na plataforma.
Elemento químicoNúmero atômicoDistribuição eletrônicaPerde ou ganha elétrons para ficar estável?Cátion ou ânion?Representação
Magnésio12K=2; L=8; M=2Perde 2 elétronsCátionMg+2
Potássio





Estrôncio





Flúor





Enxofre





Astato





Alumínio





Césio





domingo, 26 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 08 - Educação Física

Nesta semana vamos realizar uma leitura de um artigo, de preferência convide toda a família para participar da leitura. O objetivo dessa atividade é para vocês pensarem sobre o assunto, pois na próxima semana estarei encaminhando um trabalho relacionado. Boa leitura!

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA
A prática de atividade física é, sem dúvida, essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida. Inúmeros estudos demonstram como a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora, até mesmo, nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias. A seguir, listaremos os principais benefícios de se praticar atividades físicas e também os riscos de se ter uma vida sedentária.
→ A importância da atividade física na promoção da saúde:
As atividades físicas geram uma grande quantidade de benefícios para o nosso corpo e também para nossa mente. É por isso que a prática dessas atividades é tão recomendada por todos os profissionais de saúde. A seguir, listaremos alguns dos benefícios já reconhecidos a respeito da importância das atividades físicas: A atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. As atividades físicas controlam os níveis de colesterol. A atividade física pode ser uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade. A atividade física melhora o condicionamento muscular e também cardiorrespiratório. A atividade física provoca uma série de mudanças no organismo, tais como o ganho de massa muscular, que está diretamente relacionado com a melhora da autoestima. A atividade física é importante para o controle de peso. Atividade física melhora dores e diminui a incapacidade funcional. A prática de atividades físicas melhora a qualidade do sono. As atividades físicas melhoram o desempenho cognitivo. A prática de atividades físicas reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.
A atividade física é importante no processo de envelhecimento, uma vez que um idoso ativo apresenta mais autonomia para realizar as atividades do seu dia a dia. Além disso, idosos que praticam atividades físicas apresentam menos riscos de sofrerem quedas, as quais podem ser graves em certas idades. A atividade pode melhorar o convívio social. A atividade física dá mais disposição para a realização das atividades diárias.
→ Quantos minutos de atividades físicas é o ideal?
Apesar de muitas pessoas afirmarem que não possuem tempo para a realização de atividade física, as recomendações diárias são relativamente baixas e podem ser incluídas na agenda de atividades diárias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a recomendação: 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, o que corresponde a um pouco mais de 20 minutos diários de atividades. 75 minutos semanas de atividade física de maior intensidade, o que corresponde a pouco mais de 10 minutos por dia. Mudar um hábito de vida é extremamente difícil, entretanto, incluir exercícios na sua rotina é fundamental para a saúde. Diante dessa necessidade, o Ministério da Saúde dá quatro dicas importantes para começar a prática de atividades físicas: Encontre um local adequado para praticar as atividades físicas, como parques, praças e similares; Comece com uma atividade que não exige alto preparo físico; Praticar atividade física perto de casa não exigindo grandes deslocamentos, o que ajuda na manutenção desse hábito; Procure atividades realizadas por várias pessoas, inclusive do seu círculo de amizade, o que poderá ser um estímulo a mais.
→ Riscos do sedentarismo
O sedentarismo pode ser definido, de uma maneira resumida, como a falta da prática de exercícios físicos regulares. Muitas pessoas em nosso planeta são sedentárias e esse hábito, juntamente com uma alimentação inadequada, tem gerado uma série de problemas graves para a saúde da população. Como sabemos, a atividade física é uma maneira importante de prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, tais como problemas cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. As pessoas sedentárias apresentam até 30% mais riscos de desenvolver esses problemas. Não podemos nos esquecer ainda da obesidade que é também um problema de saúde crônico, que além de afetar negativamente a saúde física da pessoa, afeta diretamente a autoestima.
A prática de atividades físicas melhora a autoestima e alivia o estresse. Percebemos, portanto, que a atividade física é importante nos mais variados aspectos da nossa vida e é essencial para uma vida mais saudável e um envelhecimento tranquilo. Procure seu médico e comece o quanto antes a mudar sua vida.