terça-feira, 9 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 04

Aula 04- Ciências

Turma querida! Estou com saudades! Nessa semana iremos iniciar a revisão de alguns conteúdos que já vimos. O primeiro assunto que revisaremos é densidade, uma das propriedades da matéria. Para tanto, vocês devem:

→ Revisar as anotações do caderno sobre densidade.
Assistir aos 2 vídeos sobre densidade




→ Resolver as 5 questões a seguir, depois fotografar e enviar para o meu e-mail: carla.steffler@edu.doisirmaos.rs.gov.br

1. Três líquidos (água, benzeno e clorofórmio) foram colocados numa proveta, originando o seguinte aspecto:


Ao lado temos uma tabela com as densidades de cada líquido. Baseando-se nessas informações e em seus conhecimentos sobre densidade, relacione as substâncias A, B e C com as mencionadas na tabela. Justifique sua resposta.
 2. Calcular a densidade do mercúrio, sabendo que 1360 gramas ocupam o volume de 100 cm3.

3. Sabendo que a densidade absoluta do ferro é de 7,8 g/cm3, determine a massa de uma chapa de ferro de volume igual a 650 cm3. 
4. A densidade absoluta da gasolina é de 0,7 g/ cm3. Qual o volume ocupado por 420 g de gasolina?

5. Três frascos de vidro transparentes, fechados, de formas e dimensões iguais, contêm cada um a mesma massa de líquidos diferentes. Um contém água, o outro, clorofórmio e o terceiro, etanol. Os três líquidos são incolores e não preenchem totalmente os frascos, os quais não têm nenhuma identificação. Sem abrir os frascos, como você faria para identificar as substâncias?
A densidade (d) de cada um dos líquidos, à temperatura ambiente, é:
d(água) = 1,0 g/cm3
d(clorofórmio) = 1,4 g/cm3
d(etanol) = 0,8 g/cm3


Aula não presencial - Semana 04
Aula 03- Alemão

                                                  Woche von 08.06.2020 bis 12.06.2020
Lehrerin:  Frau Wiest

Buch Seite 45 – 46 (as atividades abaixo estão no seu livro!)

               1.      Imperativ im Unterricht.     (Modo verbal imperativo na aula)



2. Lies den Text
,, Ich komme in die Schule”



3. Was sagt der Lehrer? Was sagen die Schüler? Kreuze bitte na


Der Impeativ 

O imperativo da 2ª pessoa do plural (quando você quer solicitar algo para mais de uma pessoa), forma-se a partir da 2ª pessoa do plural do presente, eliminando-se o pronome pessoal ihr (ihr = vocês).

Presente:                                      Imperativo
Ihr lest                  Ihr lest.                        Lest!  (Leiam!)

4. Such drei Imperativsätze im Text (acima).  Dann schreib die Sätze auf Portugiesisch.

a.       ______________________________ __________________________________
b.      ______________________________ __________________________________
c.       ______________________________ __________________________________

5. Ergänze. (Complete) Atenção para as frases abaixo.




VIel Erfolg!
Frau WIest
                                                                                                     





Aula não presencial - Semana 04
Aula 02- Educação Física


Trabalho de Voleibol:

Durante o tempo que tivemos em aula presencial, estávamos desenvolvendo na prática, as habilidades físicas e os fundamentos do esporte coletivo de voleibol. Para relembrarmos esse esporte, peço que vocês respondam o questionário de regras descrito abaixo:

Questionário:       

1)   O jogo de voleibol inicia no__________, seguido de uma __________, um ____________ e um __________; após, o outro time realiza uma _____________.

2)    Como marco um ponto? O que é preciso para vencer um set? Como venço o jogo?

3)    Escolha um dos fundamentos que vocês descreveram na pergunta 1, e responda:
Qual o fundamento? _______________
Qual fundamento ocorre após esse escolhido? _____________
Qual o movimento desse fundamento? ________________
Descreva o movimento corporal desse fundamento: _____________

4)    Desenhe uma quadra de voleibol e aponte onde esse fundamento ocorre.


Atividade prática: pratique o fundamento de recepção (toque e manchete) em dupla, ou contra a parede, cuidando para não cometer faltas. Se não possuir bola de voleibol em casa, utilize a bola confeccionada na aula passada.

Aula não presencial - Semana 04
Aula 01- Geografia


Como estão? Conseguindo fazer as atividades?

Bom como o mês de junho já começou e sempre comemoramos a semana do meio ambiente, vou deixar um vídeo bem curtinho sobre este tema.

Após ter assistido quero que vocês reflitam sobre o assunto. Então escrever um texto no caderno de Geografia sobre o que compreenderam, e de como vocês estão vendo a atual situação do nosso meio ambiente. A seca que ocorreu será que tem algo a ver com tudo o que o vídeo mostrou. Vocês cada de nós quando abrimos um chiclete uma bala na rua, o que faço com o papel, jogo na rua? Ou guardo o papelzinho na mochila, no bolso da calça, ou espero encontrar a primeira lixeira e jogo ali dentro. Vocês devem estar pensando, mas é só um papelzinho, mas este papelzinho junto com muitos outros da um monte. No início do ano na primeira semana de aula, fiquei bem triste nos arredores da escola até o ginásio, estava tudo cheio de lixo, papel latas entre outras coisas. Ai depois disso a prefeitura juntamente com seus funcionários fez faxina ali. Então pergunto isso não é nada? Não estou culpando ninguém de você, quero só que reflitam sobre o que cada um pode e deve fazer para melhorar a atual situação do nosso meio ambiente.

ATIVIDADE PARA FAZER:

APÓS ASSISTIR O VÍDEO DE 3 MIN. E POUCO, ESCREVER UM TEXTO NO CADERNO DE 20 A 25 LINHAS SOBRE O ASSUNTO.
DEEM UM TITULO AO TRABALHO. APÓS FEITO, O RESPONSÁVEL POR VOCÊS PAI, MÃE, AVÓ, OUTROS, ASSINAM ABAIXO DO TEXTO, COM O SEU NOME. DEPOIS TIRAM UMA FOTO E ME ENVIEM. 

DATA DA ENTREGA DO TRABALHO: 17-06-2020

SEGUE O VÍDEO

La espécie humana no merece la Tierra, sem palavra: 


quarta-feira, 3 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 03

Aula 06- Português

Ficha de leitura


     Oi, alunos e alunas! Mais uma semana se passou sem a gente poder se encontrar, mas não tem o que fazer, então vou enviar uma atividades que precisa ser entregue no retorno das aulas, numa folha da escola.
      Sei que todos retiraram um livro da biblioteca antes da pandemia começar e acredito que já o tenham lido. Caso não o tenham feito procurem ler um outro livro de literatura para realizar a ficha de leitura. Na mesma precisa constar:

     Nome da obra/ livro:
     Nome do autor/a:
     Personagens principais e suas características:
     Lugar/es onde aconteceu a história:
                  Resumo da história:



terça-feira, 2 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 03 - Aula 05 - Religião

SEMAMA: 01 a 05 de junho de 2020.
Prof. Vilson Francisco Selch.

Fique atento às orientações:

A) As atividades devem ser registradas no caderno de Geografia;
B) Por enquanto não enviar imagens ou fotos de caderno. As atividades serão avaliadas presencialmente, após o retorno;
C) Aguarde orientações para envio ou postagem de atividades realizadas.

ASSUNTO DA SEMANA: ▪ “FAMÍLIA EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL”. 1. Assista a videoaula com o Professor Gerson Fausto:



2. Anote em seu caderno de ensino religioso:

a) A temática da semana;
b) O nome do professor da videoaula;
c) O assunto que ele abordou;
d) As consequências do isolamento social sobre a família;
e) Aponte algumas características das quais o Prof. Gerson falou e que você vivenciou em seu ambiente familiar.

3. Encontre uma mensagem ou frase inesquecível sobre “motivação em tempos difíceis: força, coragem e esperança!” e envie pelo WhatsApp aos seus amigos.

Boa semana a todo(as)!
Aula não presencial - Semana 03

Aula 04- Ciências


Assistir ao vídeo sobre o COVID-19 no link



 Eu na quarentena

Como está sendo sua quarentena? Conta pra mim preenchendo o formulário abaixo. As respostas dadas serão usadas para fazer uma análise de alguns comportamentos e riscos relacionados ao COVID-19. Fique tranquilo, seu nome não será divulgado. Se quiser, peça ajuda aos pais na hora de responder.
Responder à caneta.
Devolver a pesquisa a seguir até o dia 10 de junho, na secretaria da escola.

1. Nome:
2. Idade:
3. Quantas pessoas moram na mesma casa que você?
4. Entre as pessoas que moram com você, alguma faz parte de algum grupo de risco do COVID-19? Se sim, qual grupo de risco?
5. Entre as pessoas que moram com você, quantas receberam a vacina contra a gripe nesse ano (2020)?
6. Quantas pessoas da sua casa saem e voltam para casa diariamente (para trabalhar ou ir ao mercado, por exemplo)?
7. Em média, quantas vezes por semana, alguém da sua família vai ao mercado?
8. Quantas máscaras de proteção há na sua casa?
9. A máscara é usada: em casa? na rua? no trabalho? nos estabelecimentos comerciais?
10. Sobre a higienização das mãos, você diria que na sua família ela acontece:
a) de forma frequente, por todas as pessoas da família 
b) de forma frequente, por algumas pessoas da família 
c) raramente, ou seja, não é um hábito comum 
11. Sobre a sua alimentação durante a quarentena, você considera que ela está sendo: a)     uma alimentação saudável
b) uma alimentação relativamente saudável, porém com grande consumo de doces e carboidratos 
c) uma alimentação pouco saudável
12. Em relação às atividades físicas durante a quarentena, qual é a frequência que você as pratica? Considere um tempo mínimo de 40 minutos de atividade.
13. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para dormir?
14. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para assistir TV/séries?
15. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para mexer no celular (redes sociais, jogos...)?
16. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para realizar atividades domésticas?
17. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para estudar/ler?

Aula não presencial - Semana 03

Aula 03- Alemão



Woche von 01.06.2020 bis 05.06.2020
Lehrerin:  Frau Wiest

    Hallo, lieber Schüler/ liebe Schülerin! Wie geht es dir? Ich hoffe geht es dir und deiner Familie gut.

     Vamos voltar um pouco no tempo e relembrar nossos últimos momentos em sala de aula? O que estávamos estudando mesmo? Difícil lembrar, né? Faz tempo. Bom seria poder voltar no tempo, quando nem sabíamos o que era uma pandemia ou isolamento social.
   Mas com fé e esperança vamos conseguir superar tudo o que estamos passando. Tudo passará!. E temos que seguir! Para isso, busque o seu livro de alemão, ou caderno para quem não o tem,  pois seguiremos dali, contemplando os objetos de conhecimento necessários para o corrente ano de estudo.

COMBINADO ~ Entregar o “Schutzschild” (escudo protetor) confeccionado na primeira semana e a pesquisa sobre invenções genuinamente alemãs, cuja proposta foi lançada na segunda semana, tudo junto no nosso retorno às aulas presenciais, o que lhes atribuirá outra nota.


As atividades a seguir são extraídas do nosso livro, referência para você escrever no caderno facilitar sua organização.

 Buch: Wie geht’s  Band 2 - Seite 44
(Livro pág. 44 – onde paramos na última aula, vamos revisar?)

Der Imperativ

Assim como na nossa língua materna, o modo imperativo é o modo verbal para dar uma ordem, um conselho, fazer um pedido ou um convite. O imperativo da 2ª pessoa do singular forma-se a partir da segunda pessoa do singular do presente, eliminando-se o st final e o pronome pessoal du.

Du kommst na die Tafel. (no presente)
Du  kommst na die Tafel.
Komm an die Tafel!  (Venha no quadro!)


Exceções:
Quando a raiz do verbo termina em s ou z (lesen), elimina-se a terminação “t”.
Du liest den Text.
Du liest den Text.
Lies den Text!

1. Was sagen die Lehrer im Unterricht?
Verbinde.

a. Lies bitte.                               (     ) Escute por favor!
b. Schreib die Übung ins Heft!  (     ) Pergunte a tua colega!
c. Antworte bitte!                       (     ) Leia por favor!
d. Frag deine Mitschülerin!       (     )Escreva o exercício no caderno!
e. Hör bitte zu!                           (     ) Responda por favor!


2. Ergänze den Imperativ.
(Übung 3 - Seite 44 / Faça no seu livro e envie uma foto)


1. Com a vivência dessa Pandemia, escutamos muitas recomendações para que possamos evitar o contágio e para garantirmos nossa saúde emocional. E neste caso também se utiliza o modo verbal IMPERATIV.

Pense em alguém que você ama muito. Elabore 3 conselhos para ela em alemão, aplicando esse novo conhecimento. Não esqueça de conjugar o verbo em 2ª pessoa e eliminar o pronome “du” e final “st”.

          bleiben = ficar / du bleibst / Bleib zu Hause!

2. Escolha um desses conselhos e crie um cartazete em uma folha A4 ou outro material. Anexe a foto do trabalho junto à entrega dessa tarefa.
VIel Erfolg!
                              Frau WIest
28.05.2020

Aula não presencial - Semana 03
Aula 02- Arte

Semanas: 01 a 05/06   e   08 a 12/06

Estimados alunos, estamos entrando na Semana do Meio Ambiente, momento de refletirmos sobre nossas atitudes e cuidados com o nosso ambiente e consequentemente com nosso planeta, e preservarmos ao máximo as boas condições do ambiente em que vivemos. O reaproveitamento, e a separação dos resíduos recicláveis dos orgânicos é uma importante participação neste processo de preservação do Meio Ambiente. Por esse motivo nesta semana vamos utilizar material de sucata recicláveis para a realização do nosso trabalho. Segue a atividade que proponho:

* Separe diversos materiais de sucata (jornal, caixas, rolinhos, tampas, linhas, retalhos de papel e tecido, sacolinha plástica...)
* Imagine e crie um personagem com o material de sucata tendo como ideia principal as característica da imagem do vírus da COVID19, que deve ser parte do corpo do seu personagem, (cabeça, tronco, ou se repetirem formando os membros). Seja criativo!
* O terceiro passo será escolher um nome muito criativo para o seu personagem.
* Pronto!! Agora é só fotografar sua criação, identificando-o com o nome que você escolheu. Envie a foto como entrega do seu trabalho.
Aula não presencial - Semana 03
Aula 01- Educação Física



Nos dias 01/06 até 05/06 Dois Irmãos está realizando a semana do meio ambiente com o tema "Vida, em constante adaptação". Pensando nisso, hoje em nossa aula de educação física quero fazer um desafio a todos vocês: utilizando materiais recicláveis (papel, jornal, revista, papelão, fitas e etc...) confeccione uma bola de qualquer esporte e convide sua família a participar de um jogo. 

Bom jogo a todos!